PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Educação básica de Petrolina supera metas do IDEB para 2011

A cada dois anos o Ministério da Educação (MEC) avalia a qualidade do ensino fundamental em todas as regiões do país, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em Petrolina, os dados percentuais da última avaliação,  feita em 2009 superaram as metas estabelecidas pelo MEC para 2011. No ano passado, a expectativa era de que o desempenho dos estudantes dos 8° e 9° ano atingisse a nota 3,1. Porém o índice superou em 19% as metas estabelecidas e alcançou a média 3,7, superior a nota  3,4 esperada para o próximo ano. Em relação anos iniciais do nível básico (4° e 5°) a meta de 4,1 prevista para 2011 foi alcançada na avaliação de 2009.

O IDEB foi criado em 2007 e tem o objetivo de avaliar o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações dos estudantes da rede pública de ensino. O indicador é calculado a partir dos dados obtidos no Censo Escolar e as médias dos desempenhos nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a nível estadual e federal, além da Prova Brasil aplicada pelos municípios.

Para a Diretora de Gestão Pedagógica, da Secretaria Municipal de Educação, Emília Ribeiro, os resultados obtidos foram bastante representativos, e estimulam mais empenho  e dedicação para o próximo ano. “O fato de termos atingido antecipadamente a meta no IDEB,  mostra que muitos fatores interferem no processo de aprendizagem. Sabemos que os investimentos feitos pelo Governo Municipal na educação, através de uma nova tecnologia do ensino e aprendizagem, efetivada pela equipe comprometida de professores e gestores, fazem com que aguardemos otimistas os resultados em 2011”, salienta.

A avaliação do IDEB permite que seja estabelecida política pública em prol da qualidade da educação. Segundo dados do MEC, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) estabelece como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja de 6,0, média que corresponde a um sistema educacional de qualidade, comparável a dos países desenvolvidos.

Texto e foto: Elka Macedo
Assessoria de Comunicação

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1041
Prefeitura Municipal de Petrolina
30/12/2010

Nenhuma resposta to “Educação básica de Petrolina supera metas do IDEB para 2011”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: