PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Julio Lossio assinou Ordem de Serviço para construção da AME na Areia Branca

Com muita satisfação, moradores do bairro Areia Branca e regiões circunvizinhas receberam, na noite desta terça-feira (25), o prefeito Julio Lossio, o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta e a primeira dama Andréia Lossio, para a assinatura da Ordem de Serviço da unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) que será construída no espaço onde antes funcionava o antigo posto de saúde da localidade. Na cerimônia estavam presentes os demais secretários municipais, líderes comunitários e os vereadores Ibamar Fernandes, Pérsio Antunes, Raimunda Solposto e Maria Helena.

Apesar de construída no bairro Areia Branca, a AME Manoel Possídio atenderá também aos bairros Caminho do Sol I, Dom Malan, Maria Auxiliadora, Cidade Jardim e Cidade Universitária. Reconhecendo os esforços realizados pelo prefeito, o presidente da Associação de moradores do bairro, César do Lau, ressaltou a importância do momento. “O prefeito sempre citou que colocaria a saúde acima de tudo. Hoje, estamos aqui para agradecer, pois essa é uma vitória muito grande que Julio Lossio traz para a Areia Branca”.

A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, enfatizou que o conceito AME é uma reestruturação das Unidades Primárias de Saúde (UPS), consideradas a porta de entrada para os demais serviços na área. Ao todo, a expectativa é de que mais 19 AMEs sejam implantadas na cidade, uma delas para abranger uma população de 15 mil habitantes, cada um com sua unidade de referência. “Estamos trabalhando muito para melhorar a saúde e sei o quanto é esperada pela comunidade esta unidade, por isso o prefeito fez questão de trazer este serviço o quanto antes, assim como também faremos em outras localidades que tanto necessitam de atendimento”, enfatizou.

O prefeito Julio Lossio destacou que os contratempos encontrados no antigo posto serão totalmente superados com a nova unidade e ressaltou que implantará mais unidades de AME do que estava previsto. “Tínhamos antes aqui uma unidade de saúde que funcionava em um prédio com uma estrutura inadequada. Agora, investiremos R$ 500 mil com recursos do próprio município para a melhoria da saúde na cidade. Esse é o resultado do esforço de toda a equipe de governo que tem trabalhado para oferecer serviços à população. Prometemos ao povo 10 unidades de AME, mas o planejamento realizado mostrou que precisamos de 20. Dessa forma, iremos trabalhar para atingir a necessidade de Petrolina”.

Assim como a construção da AME Manoel Possídio foi elogiada pelos vereadores presentes, Pérsio Antunes, Raimunda Solposto, Maria Helena e Ibamar Fernandes, os moradores da comunidade também falaram das suas expectativas em relação à unidade. “Moro na Areia Branca há 24 anos e sei como vai ser bom trazer essa unidade, porque não vai beneficiar só o nosso bairro, mas toda a redondeza. Agora vamos ter médicos e consultas marcadas. É garantia de atendimento”, ressaltou o morador Francisco de Assis.

Sistema AME – Com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), são oferecidos serviços de clínica médica, odontológica e de enfermagem, realização de pequenos procedimentos, como curativo, nebulização, suturas e pequenas cirurgias, serviços de imunização, dispensação de medicamentos e coleta de exames de patologia clínica e citopatológica. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) oferece atendimentos com psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos e ginecologistas, juntamente com os serviços de promoção à saúde.

Texto: Taisa Alencar

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1096
Fotos: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
26/01/2011

Nenhuma resposta to “Julio Lossio assinou Ordem de Serviço para construção da AME na Areia Branca”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: