PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Programa Vida Nova – Centro da Juventude qualifica jovens de Petrolina

O Vida Nova – Centro da Juventude é um programa que oferece a oportunidade de construir um futuro promissor por meio de qualificação social e profissional. A iniciativa atende a 200 jovens de 42 bairros da área urbana de Petrolina.

O Programa beneficia jovens de 16 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social e pessoal, que têm a oportunidade de participar de dois ciclos de atividades. O primeiro ciclo é de qualificação social, com as temáticas Cidadania, Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sete oficinas culturais como dança, teatro, esporte, música (percussão). O segundo ciclo é de qualificação profissional, realizada em convênio com o SEBRAE, SESI, SESC, SENAC, SENAI e SEST/SENAT.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho, enfatizou que o Programa promove a inclusão social e qualifica o jovem para os desafios do mercado de trabalho. “O Vida Nova – Centro da Juventude inclui o jovem socialmente e oferece a oportunidade de construir um futuro melhor, com qualificação para obter um bom desempenho na profissão escolhida. Este é um objetivo da gestão Julio Lossio: cuidar da juventude e capacitá-la para o amanhã”, expôs.

Os jovens também recebem um auxílio de R$ 100, além de reforço escolar, atendimento psicossocial e refeições. As aulas iniciaram no dia 19 de janeiro, quando foi inaugurada a nova sede do Centro da Juventude. Os beneficiários participam de uma turma das 07h30 às 11h30 e outra das 13h30 às 17h30.

A supervisora pedagógica do Centro da Juventude, Tatyane Mazielly Calazans, afirmou que os ciclos de atividades do Programa objetivam prepará-los para a vida. “Nós os preparamos para a vida, para uma função social e profissional no futuro. O Vida Nova – Centro da Juventude oferece, além das oficinas, a inclusão digital e, também aborda vários eixos temáticos, como a cultura de Pernambuco. Temos projetos para serem desenvolvidos nas áreas de esporte, esporte, culinária regional e, neste mês de fevereiro, iremos realizar um festival de máscaras para o carnaval. É um concurso entre as quatro turmas: Luiz Gonzaga, Ana das Carrancas, Celestino Gomes e Geraldo Azevedo, os jovens irão confeccionar e expor as suas máscaras”, informou.

Os resultados do Programa Vida Nova – Centro da Juventude começam a surgir, o aluno Wanderson Luiz dos Santos, de 21 anos, afirmou que o Centro colaborou para que ele saísse do mundo da criminalidade. “Usei drogas dos 12 aos 18 anos e, hoje, estou recuperado. Participei do CAPS AD e depois vim para o Centro da Juventude, onde participo de todas as atividades sociais que são muito gratificantes. É uma oportunidade muito boa para ser inserido no mercado de trabalho”, reconheceu.

O aluno Damião Laranjeira, de 26 anos, explica que foi a partir do Centro da Juventude, que ele aprendeu a ler e escrever. “É uma oportunidade única.Em um ano do Programa, aprendi a ler e escrever. Estou mais interessado porque agora estou indo atrás dos meus objetivos. Antes do Programa passava o dia sem ocupação”, destacou.

Programa Vida Nova – Centro da Juventude
O Programa é um convênio entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina (Sedest) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado de Pernambuco.

O Centro da Juventude funciona na Rua Francisco M. Filho, nº 48, Centro, próximo à Casa do Estudante de Cabrobó e conta com uma estrutura composta por quatro salas de aulas, sala de coordenação, psicossocial e de oficinas, refeitório, cozinha, cantinho da leitura, cinco banheiros, pátio e jardim. O investimento no Programa é de mais de R$ 1 milhão.

Na nova sede, as salas de aula do Centro da Juventude homenageiam os artistas da região, como Geraldo Azevedo, Celestino Gomes, Ana das Carrancas e Luiz Gonzaga. O pátio traz o nome de Maciel Melo e o refeitório é denominado Pedro Raimundo, além do cantinho do artesão, com peças ofertadas pela Casa do Artesão Mestre Quincas.

Texto e foto: Luana Bernardes
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1118
Prefeitura Municipal de Petrolina
04/02/2011

Nenhuma resposta to “Programa Vida Nova – Centro da Juventude qualifica jovens de Petrolina”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: