PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Alunos da escola municipal Eliete Araújo realizam feira socioambiental

Na manhã desta sexta-feira (25), aconteceu a primeira Feira Socioambiental de Petrolina, realizada pelo grupo Gpontes (Programa de Gestão Ambiental de Obras e Implantação de Pontes e Rodovias Federais), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, parceria entre a Prefeitura Municipal de Petrolina, DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) e UFPR (Universidade Federal do Paraná), através do programa “Apaixonados Pelo Planeta”.

A escola municipal Eliete Araújo, localizada no bairro Vila Mocó em Petrolina, foi escolhida devido à proximidade com o Rio São Francisco, pois a iniciativa atua onde existem construções de pontes próximas a comunidade, como é o caso da duplicação da ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra. Cerca de 450 alunos, do 1º ao 9º ano, participaram do evento que aconteceu no pátio da unidade. Além das apresentações, foram exibidos objetos e um desfile, confeccionados pelos próprios alunos, com materiais recicláveis.

Os alunos abordaram temas como preservação do meio ambiente, reaproveitamento de alimentos e reciclagem de materiais e suas economias. Para a aluna Mayane Patrícia, 10 anos, cuidar do meio ambiente é um dever de todo cidadão e, ainda, uma ação que gera lucros e evita doenças. “Reciclar é bom porque assim a gente cuida do meio ambiente, evitamos doenças causadas pelo lixo e também podemos vender o que recolhemos, para assim ajudar, não só a família, mas também o meio ambiente. Estou bastante feliz e aprendi muito com os professores. Hoje, eu não jogo mais lixo no chão e ainda brigo com quem joga”, afirmou a estudante.

A Diretora de Assuntos Especiais da Secretaria de Educação de Petrolina, Emília Ribeiro, representou o Prefeito Julio Lossio e a Secretária de Educação, Célia Regina, e destacou a importância da realização desse tipo de projeto nas escolas do município. “É bastante positivo a abordagem desse tema nas salas de aula. A preservação do meio ambiente é um assunto que merece uma atenção especial, antes que seja tarde demais. Investir nesse tema é não só cuidar do meio ambiente, mas também trazer emprego, renda e prosperidade para a população”, salientou.

De acordo com a educadora ambiental do GPontes, Consuelo Reis, os resultados foram satisfatórios do ponto de vista da equipe, que vai embora de Petrolina com o sentimento de dever cumprido. “A sensação é de objetivo cumprido. Passamos um bom tempo ensinando para esses alunos questões de consciência ambiental e, também, o quanto é importante o trabalho de reciclagem. Esses alunos mostraram que aprenderam de verdade e realizaram um trabalho belíssimo que levarão com eles para a vida toda. Esperamos que eles possam repassar essa experiência para os amigos e familiares e, assim, divulgar essa causa que é importantíssima para o futuro do nosso planeta”, declarou.

Texto: Roberto Araújo
Foto: Patrícia Telles
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1163
Prefeitura Municipal de Petrolina
25/02/2011

Nenhuma resposta to “Alunos da escola municipal Eliete Araújo realizam feira socioambiental”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: