PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Jovens do Projovem Adolescente e Centro da Juventude comemoram Dia Nacional da Poesia

O sarau de poesia e dança: “Venha para a praça que a poesia te abraça!”, promovido pelos jovens do Projovem Adolescente e do Programa Vida Nova – Centro da Juventude, em comemoração, nesta segunda-feira (14), ao Dia Nacional da Poesia atraiu olhares atentos e pessoas curiosas para entender o que estava acontecendo na Tenda Cultural da Avenida Souza Filho, próximo à Praça do Bambuzinho.

Os jovens do Projovem Adolescente e do Centro da Juventude declamaram poesias de autores brasileiros e realizaram apresentações teatrais de música, que fizeram parte da culminância do Projeto vivenciado em sala de aula, onde tiveram oportunidade de conhecer o Dia da Poesia e ler as produções artísticas dos principais escritores da Literatura Brasileira, como Vinícius de Moraes, Castro Alves e Carlos Drummond de Andrade.

“Poesia é cultura, lazer e entretenimento. Os jovens estão de parabéns. Este evento não só promove a cultura, como também a inclusão social e interação dos trabalhos desenvolvidos nas aulas entre os jovens. Promover ações sociais e culturais para a juventude é um objetivo da gestão Julio Lossio”, destacou a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia.

O Superintendente de Juventude, Robson Rocha, disse que a iniciativa além de valorizar o dia nacional também resgata a cidadania dos jovens através das apresentações culturais. “Nos sentimos realizados em poder proporcionar momentos repletos de arte para a cidade. Trabalhamos com jovens de vários bairros e os trouxemos para o Centro da cidade no intuito de levar arte à praça. Vemos que as pessoas pararam para observar, por isso, eventos como este enriquecem a cultura local e contribuem para o desenvolvimento social de cada jovem”, ressaltou.

A professora de teatro do Projovem Adolescente do bairro Dom Avelar, Aurenir Alves, observou que o Projeto de poesia sensibilizou os jovens. “Minha missão é educar através da arte. A poesia está no nosso dia-a-dia, por isso foi fantástico trabalhar com este tema, porque a poesia está dentro dos jovens, apenas fiz um resgate. Estudamos vários poetas, dentre eles Castro Alves, que é homenageado especial no Dia da Poesia, por ser a data do seu nascimento”, salientou.

A jovem do Projovem Adolescente do bairro João de Deus, Diovânia Maria do Nascimento, descreveu o momento de declamações de poesia como algo emocionante. “É um evento muito bom e de muita alegria com os nossos colegas. Ficamos mais atentos à cultura e tivemos a oportunidade de conhecer os poetas brasileiros”, afirmou.

Quem passou pela Tenda Cultural com olhar curioso não se conteve, ficou para observar as apresentações dos jovens e gostou do que viu: “Excelente as apresentações! A cidade precisa promover mais eventos como este, para quebrar um pouco a rotina estressante do dia-dia”, expôs o motorista Jovanir Ribeiro.

Texto: Luana Bernardes
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1192

http://www.jusbrasil.com.br/politica/6728632/jovens-do-projovem-adolescente-e-centro-da-juventude-comemoram-dia-nacional-da-poesia

http://www.carlosbritto.com/petrolina-comemora-dia-da-poesia/

http://www.geraldojose.com.br/?sessao=noticia&cod_noticia=14059

http://www.joseliamaria.com.br/2010/imprimir.php?acao=noticia&id=4801
Prefeitura Municipal de Petrolina
15/03/2011

Nenhuma resposta to “Jovens do Projovem Adolescente e Centro da Juventude comemoram Dia Nacional da Poesia”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: