PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Prefeito Julio Lossio entrega novos aparelhos auditivos nesta quarta-feira

Dando continuidade aos trabalhos de entrega dos aparelhos auditivos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregará nesta quarta-feira (16), 60 próteses para pacientes com deficiência auditiva que solicitaram seus aparelhos junto a SMS. O evento acontecerá no Centro Auditivo de Petrolina e contará com a presença da Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, do Secretário de Acessibilidade, Marcos Conceição e do Prefeito Julio Lossio.

Ao todo, serão beneficiadas 30 pessoas, que passaram por diversas etapas até conseguir a prótese. De acordo com a coordenadora do Centro Auditivo, Fabiane Gonçalves, para adquirir um aparelho auditivo primeiramente é necessário passar pela Unidade Primária de Saúde (UPS), onde o paciente é avaliado por um médico, se for necessário é encaminhado para o otorrino, para uma avaliação mais detalhada, com a realização de exames.

“Se for comprovado a deficiência auditiva é feito o pré-molde da prótese e realizado o pedido do aparelho. Após a entrega da prótese, o paciente é encaminhado para a reabilitação auditiva, através da fonoterapia e com atendimento interdisciplinar em grupo ou individual”, complementou Fabiane. Ainda segundo a coordenadora, o aparelho auditivo tem a função de corrigir a perda de audição ajudando os usuários a perceberem melhor os sons. As frequências são captadas por um pequeno microfone, que amplifica as ondas sonoras e um alto-falante, que emite os sons ao ouvido do paciente. Cada prótese é feita de acordo com o usuário, devido ao molde do ouvido que muda de pessoa para pessoa e custa uma média entre R$ 525 e R$ 700.

Números – Em relação às próteses, somente durante a gestão do prefeito Julio Lossio foram entregues mais de 840 aparelhos para a população. No mês de fevereiro, foram 120 próteses, beneficiando crianças, adultos e idosos, que antes passaram por uma triagem e receberam gratuitamente o aparelho. “A gestão do prefeito Julio Lossio vem se esforçando para prestar um atendimento de qualidade a frente do Centro Auditivo, implementando ações, que contam com a parceria das Secretarias de Saúde e Acessibilidade. Tudo isso tem o intuito de contribuir com a saúde e com o bem-estar de quem necessita do serviço”, enfatizou a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

 

Serviços – No Centro Auditivo, são desenvolvidas atividades com pessoas com deficiência auditiva, através de consultas especializadas, exames específicos que detectam a existência e o grau da perda auditiva, além da triagem e monitoramento da audição de crianças recém-nascidas, através do teste da orelhinha. Entre os serviços oferecidos está também a concessão de aparelhos auditivos. Todos estes serviços são oferecidos para a população de Petrolina e região, beneficiando a população de 28 municípios.

O Centro Auditivo fica localizado na Avenida Tobias Barreto, nº 240 – Centro. O telefone para contato é o 3863.3129.

Texto: Taisa Alencar

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1195
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
15/03/2011

Nenhuma resposta to “Prefeito Julio Lossio entrega novos aparelhos auditivos nesta quarta-feira”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: