PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Solenidade marca abertura das aulas do Programa Novo Caminho

Com uma solenidade militar, as aulas do Programa Novo Caminho foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (21), no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz), em Petrolina. Acompanhada de uma formação de estágio de caatinga e oficiais, e inauguração do refeitório do 72º BIMtz, em homenagem ao Cabo Oliveira Neto. O Prefeito Julio Lossio, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho, a Secretária Municipal de Educação, Célia Regina, o Secretário de Ordem Pública, Marcelo Cavalcante, a Deputada Estadual, Isabel Cristina e familiares dos alunos estiveram presentes no evento.

O Programa Novo Caminho atende a 60 crianças e adolescentes, de 09 a 13 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social. Os alunos são divididos em duas turmas, uma funciona das 07h30 às 11h30 e outra das 13h30 às 17h30, na sede do 72° BIMtz, localizada na Avenida Cardoso de Sá, S/N, bairro Vila Eduardo.

Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) em convênio com o 72º BIMtz, o objetivo do Programa é proporcionar aos beneficiários atividades que viabilizem o seu desenvolvimento, através de ações socioeducativas, como reforço escolar, atividades físicas e lúdicas, visitas aos pontos culturais e turísticos da cidade, além de assistência médico-odontológica e psicossocial.

Para o Prefeito Julio Lossio, o Novo Caminho representa para as crianças não somente uma oportunidade de educação, mas de desenvolverem atividades de lazer, cultura e meio ambiente. “A educação é a única ferramenta de transformação da sociedade. Parabenizo a todos os pais que têm seus filhos matriculados neste Programa, que também oferece disciplina, através da hierarquia militar”, discursou.

O Tenente Coronel, Comandante Bogéa, que representou o Comandante do 72º BIMtz, Helvétius Marques, destacou a relevância do Batalhão em âmbito internacional, durante missão de paz na Angola e no Haiti e também citou a importância do Programa para o futuro das crianças. “Todas as crianças e jovens são os nossos futuros trabalhadores, por isso é necessário investir na educação, e o Programa Novo Caminho, representa um investimento no futuro destas crianças”, salientou.

Na solenidade, o Capitão Ramiro e o Sargento Gama, dois dos coordenadores do Programa, ressaltaram que o Novo Caminho é um conquista para a cidade. O Sgto Gama elogiou os trabalhos desenvolvidos no Novo Caminho. “Criado desde 1997, este Programa já proporcionou que muitas crianças passassem por este quartel e servissem enquanto soldados recrutas, muitos já se formaram sargentos. Fazemos um trabalho belíssimo”, destacou.

Os beneficiários do Novo Caminho ainda contam com o apoio de duas professoras para aulas de reforço escolar, recebem da Prefeitura Municipal de Petrolina, fardamento completo, camisa, calça e sapatos, além de duas refeições em cada turno.

Neste ano, o Programa tem uma novidade: o Projeto “De Oito a Oitenta”, que também é realizado pela Sedest e desenvolvido pelo Núcleo de Dança Gabriel Andrade, trará aulas de diversas modalidades de danças populares (Frevo, Xaxado, Ciranda, Bumba Meu Boi e Maracatu), de salão (Forró, Salsa, Bolero, Tango e Mambo) contemporânea e moderna para o Programa.

Texto: Luana Bernardes
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/notas.php?id=479
Prefeitura Municipal de Petrolina
21/03/2011

Nenhuma resposta to “Solenidade marca abertura das aulas do Programa Novo Caminho”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: