PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

14ª oficina de Saúde – Evento discute sexualidade e gravidez na adolescência

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), realizou na última sexta-feira (18), a 14ª Oficina dos Agentes Comunitários de Saúde Facilitadores de Rodas de Educação Permanente em Saúde. Com o tema ‘Sexualidade e gravidez na adolescência’, o encontrou reuniu os Agentes Comunitários de Saúde com o intuito de discutir ações que podem colaborar para diminuir o índice de adolescentes grávidas no município.

Segundo o Coordenador de Promoção à Saúde, Silvoney Júnior, durante a oficina foram desenvolvidas estratégias de intervenção com adolescentes gestantes, procurando também entender como a sexualidade interfere na saúde e na reprodução dos jovens. “Essa é uma maneira de aproximar o ACS das peculiaridades da adolescência, principalmente, em relação à sexualidade. É a oportunidade que temos de trabalhar assuntos como direitos sexual e reprodutivo, abordagem em adolescente em situação vulnerável, abordagem aos pais e responsáveis, métodos contraceptivos existentes e cuidados sócio-comunitário”, esclareceu.

Os agentes comunitários de saúde, representantes das 15 regiões Administrativas do município, que participaram do encontro, juntamente com os facilitadores integrantes da diretoria de Atenção à Saúde, Núcleo de Educação em Saúde e do Nasf, ainda realizaram atividades vivenciadas, dinâmica de grupo, assistiram a apresentação de vídeos, participaram de rodas de conversa e discutiram casos encontrados pelos próprios ACS nas suas respectivas comunidades.

Sobre as oficinas – O programa dos Agentes Comunitários de Saúde está no seu segundo ano, desenvolvendo encontros mensais, com duração de 8h, facilitados pela equipe de Educação em Saúde. A estratégia das reuniões é facilitar o processo de trabalho dos ACS. Em geral, os temas são tradicionais na prevenção de doenças e de estratégias de promoção da saúde emergentes no campo do cuidado à saúde da população. As reuniões também tratam da Educação permanente em saúde, com assuntos relativos à organização do processo de trabalho em equipes multiprofissionais.

Texto: Taisa Alencar
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia.php?id=538
Prefeitura Municipal de Petrolina
22/03/2011

Nenhuma resposta to “14ª oficina de Saúde – Evento discute sexualidade e gravidez na adolescência”

Deixe um comentário