PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

SEDECTUR – Roda Biruta recebe apoio de Incentivo à Cultura Municipal

O projeto “Roda Biruta”, elaborado há dois anos pela Cia Biruta, está recebendo o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur) de Petrolina para levar o espetáculo “Maria Minhoca”, sucesso de público na região, para bairros periféricos de Petrolina. Entre os dias 22 a 30 deste mês, a Cia Biruta fará duas apresentações do espetáculo em cada bairro além de ministrar oficinas de teatro e dança para crianças e jovens.

O projeto “Roda Biruta” tem o objetivo de fazer circular o espetáculo “Maria Minhoca” que pretende se apresentar em comunidades periféricas e área rural do município para levar esse bem cultural às pessoas que moram distantes do centro da cidade e têm direito à cultura e à arte em sua primeira etapa. Na segunda etapa, o projeto oferecerá oficinas de teatro e dança para os jovens e crianças das escolas e comunidade em geral dos bairros João de Deus, Pedra Linda, Vila Vitória e N11 no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, atingindo um total de mais de 4 mil pessoas.

Para Antonio Veronaldo, diretor da Cia Biruta, receber o apoio da Prefeitura é sem dúvida um incentivo para que a experiência estética da arte e da cultura estejam sempre ao alcance de todos. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, Luis Claudio Dias, ressaltou essa afirmação: “O acesso à cultura é essencial para a formação do cidadão e o prefeito Julio Lossio tem um cuidado muito especial com os segmentos culturais e a comunidade de Petrolina, incentivando sempre ações como essa que ajudam os jovens a terem uma percepção da vida através da arte e da cultura”.

Sinopse do espetáculo “Maria Minhoca”

A peça, escrita por Maria Clara Machado, conta uma história de amor muito divertida entre a menina Maria Minhoca e o garoto Chiquinho Colibri. No começo dessa história, Colibri e Minhoca são impedidos de viver seu romance. Para unir de uma vez por todas o casal de jovens enamorados, Pedro Fon Fon – melhor amigo de Colobri – inventa mil uma peripécias que garantem a diversão da plateia, para convencer o Sr. Buldog de que Chiquinho é o melhor partido pra Maria Minhoca. Escrita em 1968, Maria Minhoca, ao ridicularizar a figura garbosa e pretensiosa do Capitão Quartel e mostrar o fraco e civil Chiquinho Colibri como o verdadeiro herói da história, faz uma crítica sutil à Ditadura Militar e guarda em si o sentimento de uma época, em que se criavam utopias em resposta às armas e à intolerância dos “Anos de Chumbo”. O texto traz também a temática universal do triunfo, através da astúcia e sabedoria do humilde e mais fraco sobre o mais forte, promovendo a empatia do público com a história.

Direção: Antonio Veronaldo
Categoria: Infantil
Duração: 50 min

Texto:Jaquelyne Costa
Foto: Arquivo Cia Biruta
Assessoria de Comunicação

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia.php?id=537
Prefeitura Municipal de Petrolina
22/03/2011

Nenhuma resposta to “SEDECTUR – Roda Biruta recebe apoio de Incentivo à Cultura Municipal”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: