PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Comunidade do Serrote do Urubu recebem Programa Guarda Mirim

Ao som de 44 vozes, a ordem unida foi repassada como forma de boas-vindas para a primeira turma de 2011 do Programa municipal Guarda Mirim na manhã dessa quarta-feira (23). Realizado desde o ano passado sob a idealização da Secretaria de Segurança Cidadã de Petrolina, crianças de 8 a 12 anos das escolas do município recebem instruções de uma equipe que visa à contribuição para construção de cidadãos conscientes.

As crianças da Escola Municipal Luis de Souza, da comunidade do Serrote do Urubu, foram convidadas pela gestora do colégio e pelos próprios pais, que indicaram seus filhos, a participar do programa. “Estamos confiantes nessa participação das crianças, acreditando no melhoramento do desempenho escolar e familiar. Entendemos que esse momento vai oportunizar limites e crescimento em todas as áreas de suas vidas”, afirmou a vice-diretora da escola, Rosa Maria Pilé.

Para o vice-presidente da Associação de Moradores da comunidade, Cosme Aprígio da Silva, a iniciativa da prefeitura vai ainda além, possibilitando as crianças participantes, que se tornem propagadoras dos ideais de civismo e cidadania entre a sociedade. “De posse dos ensinamentos aprendidos aqui, essas crianças voltarão para suas casas e comunidade com uma nova visão do mundo. Eles poderão dar palestras levando para outros a consciência cidadã que cada um deve ter”, reforçou, confiante no retorno positivo.

Com carga horária de 20 horas, equivalente a uma semana, as crianças terão aulas, em período oposto ao escolar, de Ordem Unida, Direitos Humanos, Ambiental e Defesa Civil. Após o curso, os integrantes receberão certificados, carteirinha, bonés e camisas, o que os habilitará a exercer a função de guarda mirim na sua escola e comunidade.

“Estamos muito felizes por receber mais uma turma. Nosso objetivo é formar crianças e adolescentes, incentivando a cidadania e o civismo, despertando seu interesse pelo meio ambiente, ações da defesa civil e tudo mais que condiz com a melhoria da nossa sociedade. Eles serão multiplicadores em suas comunidades de tudo que aprenderem aqui”, explicou o Secretário de Segurança cidadã, Cel Daniel Ferreira, acrescentando que é com iniciativas como esta, que se cuida da formação cidadã das pessoas e levando-as a dizer não às drogas e à violência.

As aulas acontecem nas quartas-feiras, das 8h às 11h, no Parque Municipal Josepha Coelho, sede das Secretarias de Segurança Cidadã e Esportes. No mesmo local, novas turmas deverão participar do programa. Outros gestores interessados já estão fechando detalhes para que as escolas das comunidades do Projeto Maria Tereza, KM 25 e do bairro João de Deus também iniciem o curso. Superando a meta do ano passado, quando quase 100 crianças participaram do programa, a previsão é que em 2011 aproximadamente 500 estudantes sejam formados.

Texto: Juciana Cavalcante
Foto: Patrícia Telles
Assessoria de comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia.php?id=542
Prefeitura Municipal de Petrolina
23/03/2011.

Nenhuma resposta to “Comunidade do Serrote do Urubu recebem Programa Guarda Mirim”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: