PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Mais 30 pacientes são beneficiados com entrega de aparelhos auditivos em Petrolina

Sentimentos de emoção e expectativa marcaram mais uma entrega dos aparelhos auditivos, nesta quinta-feira (07), na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Petrolina. A ação que faz parte das comemorações em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta, beneficiou ao todo 30 pacientes, entre crianças, jovens, adultos e idosos, que possuem algum tipo de deficiência auditiva. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, Domingos Sávio, da Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, do diretor médico do Hospital de Urgências e Traumas (HUT), Ricardo Pernambuco e da vereadora Raimunda Sol Posto (DEM).

Para receber as próteses, os pacientes passaram por etapas, envolvendo consulta com médicos especialistas, entre outros procedimentos, como exames específicos, até a confecção dos moldes, tudo através do Centro Auditivo de Petrolina. A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, levou para os presentes um abraço do prefeito Julio Lossio, que não pôde comparecer a cerimônia devido a compromissos políticos fora do município e externou a emoção de realizar mais uma entrega de aparelhos para a população.

“Há pouco menos de um mês estávamos também reunidos numa cerimônia como esta. Estamos trabalhando muito a pedido do prefeito Julio Lossio que estabeleceu como meta entregar próteses para todas as pessoas que estão cadastradas e aguardando na fila de espera. Só neste ano, foram disponibilizados 240 próteses e já temos mais 60 para o próximo mês. Nosso objetivo é devolver a função auditiva para aqueles que por algum motivo tiveram a sua capacidade auditiva diminuída”, enfatizou Lúcia Giesta.

O vice-prefeito, Domingos Sávio, definiu o momento com entusiasmo. “É maravilhoso ver como as coisas estão acontecendo, os avanços que já conseguimos e as soluções que estamos buscando para melhorar a saúde do nosso município. Vocês vão agora passar por um momento único de emoção, vão passar a ouvir e, alguns, não apenas a entender através da língua de sinais”, concluiu.

Beneficiados com a iniciativa, Aurinívea Guimarães, mãe do jovem Ezequiel Silva, que perdeu a audição aos 13 anos, ressaltou a felicidade vivenciada. “Ele agora vai passar a ouvir, vai poder se comunicar com os amigos e colegas da escola. Agora, ele vai ouvir e entender o que todos nós falamos”, declarou. Já Jucineide Silva, mãe do pequeno Jeferson Silva, revelou os motivos da emoção que estava sentindo. “É gratificante receber esse aparelho, porque eu não tinha condições de comprar no momento e eu fico extremante feliz, porque ele vai passar ouvir a minha voz, vai entender e aprender a falar”, afirmou.

O estudante Jonas Aguiar, que recebeu o seu aparelho no dia 16 de março, fez um depoimento de como ficou a sua vida depois que recebeu o aparelho, como forma de estimular a todos os que estavam presentes passando pelo mesmo processo vivenciado por ele há pouco menos de um mês. No final da cerimônia, a secretária Lúcia Giesta pediu a colaboração dos usuários, para que retornem ao Centro Auditivo para fazer o acompanhamento com fonoterapia, passando pelo processo de reabilitação.

Os usuários que foram contactados pela Secretaria Municipal de Saúde para receber o aparelho, mas que não puderam comparecer nesta quinta-feira (07), poderão procurar o Centro Auditivo de Petrolina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Tobias Barreto, nº 240, centro. Para maiores esclarecimentos, o contato pode ser feito através do número 3863.3129.

Texto: Taisa Alencar
Foto: Patrícia Telles
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1269
Prefeitura Municipal de Petrolina
08/04/2011

Nenhuma resposta to “Mais 30 pacientes são beneficiados com entrega de aparelhos auditivos em Petrolina”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: