PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Terceira reunião do GGI-M em Petrolina termina com avaliação positiva e novas ações de enfrentamento à violência juvenil

Os parceiros e componentes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M) se reuniram ontem (28), em Petrolina, para alinhar novas metas de combate à violência juvenil. O tema que foi alvo da plenária realizada no último mês de março busca soluções e compreensão do comportamento hostil da atual juventude. A meta da ocasião é reunir as ações também em busca da prevenção e da conscientização dos jovens de seu papel social.

A reunião aconteceu na Sala Cid Carvalho, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, contando com a presença de representantes do poder público através das Secretarias Municipais de Esportes, Segurança Cidadã, Acessibilidade, Infraestrutura, Mulher e Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest). Além da presença das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e a sociedade civil, representada pelo Diretor de Operações do River Shopping, João Monteiro, e o professor universitário e psicólogo, Darlindo Ferreira.

Voltando a enfatizar o tema sobre a formação de gangues juvenis no município, a terceira reunião do Gabinete, que já vem atuando na prevenção e combate à violência, buscou neste segundo momento de discussões entender a motivação que gera atos violentos entre os jovens. “Nosso objetivo não é apenas punir, estamos indo muito além. Buscamos, aqui, entender o que acontece com nossos jovens e o que tem mudado entre eles. O Gabinete vem com a proposta de criar metas para que em conjunto todos os esforços sejam concentrados para o crescimento de uma sociedade sadia”, explicou o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira.

Com uma explanação do psicólogo Darlindo a respeito da tipologia e números da violência, os integrantes do Gabinete tiveram suporte para iniciar a discussão e propor novas medidas. Entre as propostas, foi apresentada a criação de um banco de dados sobre a violência, do Centro de prevenção e tratamento às drogas, além da busca de uma aproximação ainda maior da sociedade civil com as discussões, como forma preventiva.

Encaminhamentos

Entre as ações já realizadas que agregam força ao Gabinete, a Prefeitura Municipal de Petrolina além de ter adquirido, recentemente, com o Governo do Estado novas unidades de Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o delegado Alexandre Lucena da Polícia Federal se propôs a realizar mais palestras nas escolas do município.

Próximos encontros

Os demais encontros já estão marcados para o dia 25 de maio, na Secretaria Municipal de Ordem Pública, e 29 de junho, no 5º Batalhão da Polícia Militar. Ainda sob o olhar da violência juvenil, a quarta reunião do GGI-M ampliará as discussões com a presença dos gestores escolares, com o objetivo de ouvir suas demandas e necessidades.

Texto: Juciana Cavalcante
Foto: Patrícia Telles
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1310
Prefeitura Municipal de Petrolina
29/04/2011

Nenhuma resposta to “Terceira reunião do GGI-M em Petrolina termina com avaliação positiva e novas ações de enfrentamento à violência juvenil”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: