PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

11ª Ação do Programa realiza 1.121 atendimentos

Na 11ª Ação do Programa Justiça e Cidadania nos Bairros, que ocorreu na última terça-feira (10), crianças estiveram atentas à palestra proferida pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Dr. Marcos Bacelar. O evento ocorreu na Escola Estadual Antônio Cassimiro, no bairro Antônio Cassimiro, onde foram realizados 1.121 atendimentos. 

A Ação também contou com a presença da Defensora Pública do Estado de Pernambuco, Regional Petrolina, Noely Mota, a Diretora de Atenção à Criança e ao Adolescente, Rozinete Bonfim, a Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) , Adnair Viana, o advogado do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Municipal, Jairo Diógenes, representantes da Secretaria Municipal de Educação, Socorro Medeiros e Norma Lúcia Oliveira, Guardas Municipais da Secretaria de Segurança Cidadã, Cícero e Denevalda, e da Gestora da Escola, Eliane Tavares.

Em todas as ações do Programa, já foram realizados 15.144 atendimentos. Por isso, o Justiça e Cidadania tem se tornado modelo no Estado de Pernambuco na redução da violência escolar e melhora da frequência dos alunos. O Programa é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e Vara da Infância e Juventude de Petrolina, e em todas as ações acontecem atendimentos jurídicos, psicossociais, encaminhamentos para Programas e Projetos Sociais, abordagens nas ruas, admoestações às crianças, adolescentes, pais, responsáveis, donos de bares e similares.

O Juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Marcos Bacelar palestrou sobre violência, penalidades, direitos e deveres. “É necessário que todos respeitem as pessoas, pois todos nós temos direitos, mas também temos deveres a serem cumpridos. O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê direitos, deveres e responsabilidades. É preciso respeito aos pais, à escola e aos professores, porque é com estudo que se pode construir um futuro com dignidade e alcançar os objetivos traçados”, discursou.

A programação segue com atividades até o dia 16 de maio com a realização de abordagens nas ruas e admoestações pelos Agentes de proteção, Polícias Militar e Civil, Ministério Público do Trabalho, Conselho Tutelar e Guardas Municipais.

A Diretora de Atenção à Criança e ao Adolescente, Rozinete Bonfim, que representou a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho, ressaltou que o Programa tem colaborado bastante para a redução dos índices de bullying e convocado os pais a acompanhar os filhos na escola. “O Justiça e Cidadania, idealizado na gestão do Prefeito Julio Lossio, tem levado o Poder Judiciário até as escolas no enfrentamento a todo e qualquer tipo de violência, trabalho infantil e melhor da frequência dos estudantes, como também tem aproximado os pais da escola, no sentido de realizar um melhor acompanhamento dos filhos”, destacou.

O Justiça e Cidadania tem o apoio das Secretarias Municipal de Educação e de Segurança Cidadã, em parceria com o Poder Judiciário, Defensoria Pública, CMDDCA, CREAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal Sobre Drogas (COMAD), Gerência Regional de Educação (GRE), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Polícias Civil e Militar, 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, Associação de Moradores e entidades locais.

Texto: Luana Bernardes
Foto: Patrícia Telles
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia.php?id=680
Prefeitura Municipal de Petrolina
12/05/2011

Nenhuma resposta to “11ª Ação do Programa realiza 1.121 atendimentos”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: