PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Prefeitura de Prefeitura festeja sucesso do 12º Petrolina Saudável

Aproximadamente 11 mil atendimentos, 300 pessoas envolvidas, mais de 3 mil pessoas beneficiadas através dos 65 serviços oferecidos. Esses foram os dados oficiais da 12ª edição do Mutirão Petrolina Saudável. Evento de cunho social, realizado através de parcerias entre todas as secretarias da Prefeitura Municipal de Petrolina, a ação foi realizada no ontem (22), no bairro Jardim São Paulo.

O Petrolina Saudável foi um evento para toda a família, que proporcionou serviços como: saúde bucal; exames e consultas médicas; emissão de documentos (CPF, CTPS); diversas orientações; apresentações culturais e musicais; oficinas esportivas; exibição de filmes; oficinas educativas. Para incentivar o cuidado com o meio ambiente, foram distribuídas 500 mudas de plantas. Houve, também, o Espaço Beleza (corte de cabelo), limpeza e conservação dos bairros, entre outras ações.

A ação social promoveu interação entre moradores de diversos bairros, como ressaltou o Secretário de Esportes, Aílton Guimarães, gestor responsável pela ação. “Estamos vendo que as comunidades compareceram, que aprovaram os serviços oferecidos pelas secretarias e pelos parceiros. Isso caracteriza o respeito e preocupação do prefeito Julio Lossio, que tem tentado buscar, novamente, para Petrolina o selo Unicef”, declarou. A Prefeitura de Petrolina está concorrendo ao Selo Unicef 2009-2012, que caracteriza o município como incentivador dos cuidados com crianças e adolescentes. “O Selo Unicef ajuda o município a se desenvolver, para que ações que venham para beneficiar as pessoas possam acontecer com mais agilidade”, explicou a presidente da comissão Pró-Selo Unicef, Adnair Viana. Para adquirir esse selo, o município precisa agregar ações alusivas (para crianças, jovens e adultos) através de atividades físicas e recreativas.

Os estandes apresentaram, para os participantes, ações desenvolvidas pelas secretarias do governo Julio Lossio, que buscam qualidade de vida e bem estar social para a população. “Esse mutirão é uma oportunidade para as pessoas terem acesso a diversos serviços oferecidos pelo município de uma só vez. Essa é uma iniciativa que leva mais cidadania e dignidade para a população, que integra no mesmo evento, crianças, jovens e idosos, celebrando uma grande festa”, ressaltou o prefeito Julio Lossio.

Um dos parceiros do evento foi o Ministério Público de Pernambuco, com emissão de segunda via de certidão de nascimento, encaminhamento jurídico, orientação sobre pensão alimentícia, aposentadoria. Esse foi um meio de estar mais próximo da população, como destacou a Promotora Drª Ana Rúbia Torres. “Essa iniciativa da Prefeitura resgata o exercício da cidadania em Petrolina, nos juntamos para estar mais próximos das pessoas menos favorecidas”, salientou.

Um verdadeiro programa de domingo, foi como definiu José Barbosa, morador do Quati 2, que levou toda a famílias para usufruir dos serviços do Petrolina Saudável. “Já passamos pelo médico, minha esposa e minha mãe fizeram exames, eu e meus dois filhos tiramos documentos, e os levei para brincar nas oficinas esportivas. Um evento maravilhoso, oferecido para quem não tem condições de pagar os serviços e nem tem tempo. O prefeito e toda sua equipe estão de parabéns”, afirmou. A alegria, também, foi notável para a mãe Tereza de Lima, de 72 anos. “Adorei esse evento! Fui ao médico, cortei meu cabelo, tive orientação sobre saúde, estou me divertindo muito com meu filho, filha, nora e neto. Queria um evento desse todo mês”, destacou.

Além das Secretarias municipais, o evento contou com a parceria e serviços do SENAC, Corpo de Bombeiros, SESC, CUFA, Policia Militar, Exército, SEST/SENAT, APAMI, Agência do Trabalho, Expresso Cidadão, Caixa Econômica Federal, Restaurante Popular de Petrolina, SENAI, Vale Rancing (Auto-modelismo), INSS, Fundação Banco de Olhos, Vara da Infância e Juventude, CDL, 8ª GERES, OAB, Unimed, FACAPE, UNIVASF, IF Sertão, UPE-Petrolina, SESI, SEBRAE, Fundação Neurocárdio, HGU, Fundação Mais, Lions Club Petrolina e Grupo Moto Tribo de Davi, pela primeira vez no mutirão.

Dados oficiais dos principais serviços oferecidos:

Secretaria de Saúde
• Orientação sobre saúde bucal: Escovação e aplicação de flúor – 394 atendimentos
• Consultas médicas (Clínicos, Ginecologista, Pediatria, Neurologia e Ortopedia) – 145 atendimentos
• Exames de Glicemia – 134 atendimentos

Secretaria de Educação

• Oficinas de pinturas/ Oficinas brincando com a leitura e oficina massa de modelar – 230 atendimentos
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos

• Apresentação de teatro – 230
• Pintura em papel, concurso de brincadeira e palco – 210
• Biblioteca infantil – 100
• Pintura no Rosto – 150 crianças

Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho
• Declaração da 2ª via de Certidão de nascimento – 19
• Encaminhamento para , Pró-Jovem e CRAS – 41
• Bolsa família – 30

Secretaria de Esportes

• Circuito Esportivo – 350
• Avaliação Física – 40

Secretaria da Mulher

• Orientação sobre denúncia, cartilhas sobre violência doméstica, panfleto – 300

Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC )

Panfletos educativos sobre trânsito – 350
Animação com palhaços e orientação sobre o trânsito – 150

Para conferir todos os serviços prestados, acesse: Relatório estatístico Mutirão Petrolina Saudável

Texto: Mônica Silvestre
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1358
Prefeitura Municpal de Petrolina
23/05/2011

Nenhuma resposta to “Prefeitura de Prefeitura festeja sucesso do 12º Petrolina Saudável”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: