PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Jovens do Centro da Juventude visitam Parque Zoobotânico

Conhecer os animais da Caatinga e a forma de como o bom tratamento pode ajudar na preservação das espécies foram as lições que os 200 jovens do Programa Vida Nova – Centro da Juventude tiveram ao visitar o Parque Zoobotânico, na segunda-feira (23), das 14h às 17h, e na terça-feira (24), das 09h às 12h, no 72° Batalhão de Infantaria Motorizado (72° BIMtz).

De acordo com o Superintendente de Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Robson Rocha, as visitas fazem parte do cronograma de atividades do Ciclo Social do Programa. “Com essas visitas, os jovens tem a possibilidade de interagir com os diversos meios e espaços do município, já que o Programa tem a proposta de inclusão social”, explicou.

No Parque, os visitantes puderam conhecer animais que vivem na Caatinga, único bioma genuinamente brasileiro. O Aspirante a Oficial, Paulo César Nunes, guiou as turmas e explicou características dos animais, além tirar dúvidas sobre alguns mitos relacionados aos animais. Para o Oficial, é importante que visitas como estas aconteçam. “Este é um espaço onde buscamos trazer a educação ambiental associada ao lazer”, enfatizou.

A experiência de ter aula sobre o meio ambiente fora da sala de aula foi aprovada pelos alunos do Centro da Juventude. Estela Oliveira, por exemplo, teve hoje, aos 20 anos, a oportunidade de conhecer um zoológico pela primeira vez. “Estou adorando, pois nunca tinha ido a um zoológico e conhecer esses lugares traz mais aprendizado”, destacou. Já para Emanuel Araújo, falar da natureza fora do ambiente de sala de aula foi muito mais proveitoso. “Em lugares como este, você aprende mais. Eu gosto da natureza, de animais, mas pensava que só viria ao batalhão quando fosse me apresentar”, afirmou.

O Parque Zoobotânico do Bioma Caatinga surgiu em 2007 e possui mais de 140 animais de 25 espécies, que chegaram ao local através de doação ou apreensão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). Entretanto, muitos animais sofreram maus tratos e foram até a serem mutilados, antes de chegarem ao Parque. Atualmente, algumas espécies conseguiram reproduzir em cativeiro.

Josenildo Costa, integrante do Centro da Juventude, acertou uma resposta sobre as aves e pôde dar alimento às Araras Canindé. Ele acredita que a valorização do meio ambiente acontece quando tem conhecimento sobre o assunto. “Depois de vir aqui, a gente passa a dar mais valor à natureza e a saber que não se deve criar animais em cativeiros. É muito triste saber que um animal pode estar sendo maltratado”, declarou.

O Programa Vida Nova – Centro da Juventude atende a 200 jovens, de 16 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, que participam de qualificação social e profissional. Divididos em duas turmas, uma das 07h30 às 11h30 e outra das 13h30 às 17h30, o Centro da Juventude funciona de segunda a sexta-feira. A sede é localizada na Rua Francisco M. Filho, Centro.

O Vida Nova é desenvolvido em convênio entre a Sedest e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco.

Texto: Luana Bernardes / Natália Carneiro
Foto: Natália Carneiro
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia.php?id=719
Prefeitura Municipal de Petrolina
25/05/2011

Nenhuma resposta to “Jovens do Centro da Juventude visitam Parque Zoobotânico”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: