PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Mais de 820 crianças do Nova Semente já receberam atendimento odontológico

Além de serem atendidas por creches que trabalham com crianças de 0 a 6 anos de idade, oferecendo educação, alfabetização, práticas de atividades esportivas e lúdicas, as crianças do Programa Nova Semente estão recebendo uma atenção especial também da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que ajuda a manter a saúde dos pequenos. Depois do trabalho com as técnicas de enfermagem que prestam atendimento aos centros e que acompanham diariamente o desenvolvimento de cada criança, dos exames de mamografia e da vacinação contra a gripe, o Nova Semente está contanto também com o apoio de uma cirurgiã-dentista, que vem realizando uma série de ações nas unidades.

Prestando um atendimento odontológico, as crianças de 4 a 6 anos recebem escovas dentais e fazem a escovação dental supervisionada com flúor. Já nas crianças menores, é feita apenas a escovação e para os que ainda não tem dentição completa, as sementeiras que cuidam das crianças, são orientadas a usar uma gaze ou uma fralda úmida passando nos dentes e ou em toda a gengiva, após cada alimentação. É importante lembrar que as crianças menores não recebem aplicação de flúor, pois o medicamento não pode ser ingerido e para evitar tal risco, é feita apenas a escovação. Ainda com o intuito de levar mais informações e esclarecer todas as dúvidas das gestoras, mães e responsáveis, a cirurgiã-dentista responsável pelo programa realiza palestras educacionais sobre o tema.

Até o momento, foram contempladas 826 crianças, atendendo a 15 unidades. “O Nova Semente foi uma ideia do governo Julio Lossio e aos poucos estamos implementando novas serviços. Começamos com o trabalho de saúde bucal, que é de suma importância. Fazemos também o acompanhamento da saúde das crianças que estudam no local. Estamos realizando exames de mamografia para as sementeiras e para as mães com idade superior da 35 anos e, em breve, iremos implantar o projeto Ouvir para Aprender, do Centro Auditivo”, analisou a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

Como outras unidades já foram inauguradas, a coordenadora da saúde Bucal, Fabyanna Diniz, explicou que uma programação já foi definida e que as outras unidades também serão visitadas. “Nós preparamos um cronograma que está sendo seguindo de acordo com a SMS e com as unidades do Nova Semente. Em breve, teremos fechado mais este ciclo e levado um atendimento de saúde bucal de boa qualidade para todas as nossas crianças das creches. Estamos cuidando hoje, para que no futuro não haja problemas”, salientou.

Projeto Ouvir para Aprender – Uma novidade para as unidade do Nova Semente é o projeto ‘Ouvir para Aprender’, que deve ser colocado em prática no próximo mês. A iniciativa pretende fazer o diagnóstico precoce de algum tipo de perda auditiva nestas crianças, para que o problema possa ser detectado e reparado a tempo, antes que a doença se agrave e termine prejudicando o desenvolvimento social e o aprendizado dessas crianças. Como alguns pais não conseguem identificar essa deficiência, o trabalho será desenvolvido por uma médico especialista, o otorrinolaringologista do Centro Auditivo.

Texto: Taisa Alencar
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
27/05/2011

Nenhuma resposta to “Mais de 820 crianças do Nova Semente já receberam atendimento odontológico”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: