PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Campanha contra paralisia infantil começa nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (13), em Petrolina, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A mobilização do Ministério da Saúde (MS), através das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, tem como objetivo vacinar crianças menores de cinco anos, com apenas duas gotinhas, que previnem contra a paralisia infantil. A substância pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área rural e urbana do município. É importante levar o cartão de vacinação da criança para que os profissionais possam atualizar as doses que estiverem atrasadas.

Assim como acontece todos os anos no Brasil, o MS divide a campanha em duas etapas, a primeira iniciando em junho e a segunda no dia 13 de agosto, quando os pais ou responsáveis devem retornar as UBS para que as crianças tomem a segunda dose da vacina. A meta preconizada é a de imunizar cerca de 95% do público alvo, o que envolve crianças de 0 a menores de cinco anos.

A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, destacou que o último caso da doença foi registrado no Brasil em 1989, e orientou que é importante continuar com a mobilização administrando a vacina. “Realizamos todos os anos a campanha porque nossa intenção é manter a doença longe do país. Não temos nenhum caso, mas a Pólio pode ser reintroduzida no Brasil, uma vez que o vírus ainda circula em outros países”, alertou Lúcia Giesta.

Pólio – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada e transmitida por um vírus, o poliovírus. A contaminação ocorre, principalmente, por via oral. Na maioria dos casos, a criança não morre ao ser infectada, mas adquire sérias lesões que atingem o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente, nos membros inferiores. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença ainda pode ser registrada em 26 países, atingindo principalmente o Afeganistão, o Paquistão, a Nigéria e a Índia, onde os casos são notificados com mais frequência.

Texto e fotos: Taisa Alencar
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia.php?id=779
13/06/2011

Nenhuma resposta to “Campanha contra paralisia infantil começa nesta segunda”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: