PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Semana do Meio Ambiente encerra com ação de arborização

As comemorações da Semana do Meio Ambiente foram encerradas em Petrolina, no último sábado (11), com a implantação do projeto ‘Verde nos Bairros’, na Vila dos Ingás. A ação, realizada no intuito de promover a arborização urbana, foi uma iniciativa da empresa Agrovale, em parceria com o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército (72º BIMtz), a Escola Saber, Moto Clube ‘Os Cobras’ e a Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA e das Secretarias de Ordem Pública e Irrigação.

Cerca de 150 pessoas participaram da atividade durante toda a manhã. Estiveram presentes o Secretário de Ordem Pública, Marcelo Cavalcanti, o Secretário de Irrigação, Newton Matsumoto, e a sua gerente administrativa, Eva Milena Carvalos, além da diretora de monitoramento e educação ambiental da AMMA, Minéia Góes, da chefe do departamento de meio ambiente da Agrovale, Jordânia Costa, da arquiteta Anita Bastos, moradores do bairro, alunos e professores da Escola Saber, recrutas do exército e os membros do moto clube.

“Esse é o primeiro passo para a implantação do projeto. Nossa intenção é plantar aqui aproximadamente 100 mudas, entre espécies nativas do bioma caatinga, como juazeiro e caraibeira, e exóticas, como o neen indiano. A Prefeitura nos orientou quanto à legislação de arborização. Agora, as árvores estão sendo plantadas com a ajuda dos recrutas do exército e de toda a comunidade”, explicou Jordânia Costa.

De acordo com a diretora de monitoramento e educação ambiental da AMMA, Minéia Góes, o fato de o bairro Vila dos Ingás estar inserido em uma Área de Preservação Permanente – APP, torna a ação ainda mais significativa. “Por estar dentro de uma APP, essa área deveria ter uma arborização mais ampla e efetiva. Realizar um evento como este, com a participação de tantos parceiros, na Semana do Meio Ambiente, é uma oportunidade para refletir e voltar os olhares da sociedade para as questões ambientais”, salientou.

Na ocasião, foi iniciada também a implantação da nova praça do bairro Vila dos Ingás, com o plantio das árvores. O espaço será construído pela comunidade, com o apoio da Secretaria de Irrigação de Petrolina, através do Programa de Incentivo à Adoção de Praças, no qual a comunidade e a iniciativa privada são estimuladas a adotar e manter uma praça. Em contrapartida, a Prefeitura contribui com a sua instalação. “Nosso objetivo é fazer de Petrolina uma cidade cada vez mais arborizada”, salientou o secretário Newton Matsumoto.

“Essa praça é um grande sonho da nossa comunidade, que agora será realizado”, enfatizou a moradora Maria do Carmo Souza. O projeto, assinado pela arquiteta Anita Bastos, prevê a construção de uma praça poliesportiva, pista para caminhada, parque infantil, quiosque e muitas árvores.

Texto: Eneida Trindade
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia.php?id=781
Prefeitura Municipal de Petrolina

13/06/2011

Nenhuma resposta to “Semana do Meio Ambiente encerra com ação de arborização”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: