PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Dia “D” contra a paralisia infantil será realizado sábado

Assim como acontecerá em diversas cidades do Brasil, o Ministério da Saúde (MS), através das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realizará em Petrolina, neste sábado (18), o dia “D” da Campanha Contra a Paralisia Infantil, que faz parte da primeira etapa da Campanha iniciada na cidade, área urbana e rural, na última segunda-feira (25). Na mobilização, cerca de 400 profissionais da SMS estarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além dos postos volantes, para atender toda a população. A iniciativa é direcionada para crianças de 0 a menores de 5 anos e a meta preconizada pelo MS é de que 95 % do público-alvo seja imunizado. A segunda parte da Campanha começará no dia 10 de julho.

Apesar de não apresentar nenhum caso há 22 anos, o último foi em 1989 na Paraíba, o Brasil realiza a campanha todos os anos, com o propósito de manter a doença longe do país, uma vez que ela ainda existe em outra localidades, como na Nigéria, Índia, Afeganistão e Paquistão, onde a doença pode ser encontrada com grande frequência. Para facilitar o acesso, pais e responsáveis, podem levar as crianças em qualquer UBS próximo a sua residência, além de contar com os Postos Volantes.

Estes locais terão profissionais de saúde preparados e à disposição para imunizar as crianças. Desta vez, os postos volantes podem ser encontrados no supermercado Bompreço, Escola Pio XI, Creche Tia Dulcinéia, nas Palhinhas, Escola Paiva Neto, no Jardim Amazonas, Centro de Saúde Isaias Coelho, Escola Laurita Coelho, no Loteamento Recife, Associações de Moradores dos bairros São José e Vila Eduardo e Hiper Bompreço, no River Shopping.

Para a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, aumentar o número de locais de vacinação é de grande importância, dando mais condições e oportunidades para que as pessoas cheguem com mais facilidade aos locais onde ocorrem as imunizações. “Devemos levar saúde para toda a população e os Postos Volantes costumam fazer uma grande diferença. É mais um apoio que temos, mais uma opção para a população que devem levar as crianças para tomar as duas gotinhas e que não tem nenhuma contra-indicação. Estamos trabalhando com a prevenção e pretendemos atingir a meta determina pelo MS de imunizar 95%, o que em Petrolina corresponde a cerca de 25 mil crianças”, afirmou.

Vacinas – Levando o cartão de vacina da criança, os profissionais poderão ainda atualizar as doses que estejam atrasadas, pois a vacina da Pólio pode ser tomada juntamente com outras vacinas. “Inclusive, as crianças de seis meses a menores de dois anos, que já tomaram a primeira dose da vacina contra gripe, podem aproveitar a oportunidade para tomar a segunda, pois os menores só estarão completamente imunizados após receber a última dose, uma vez que a campanha foi divida e duas etapas pelo Ministério da Saúde”, revelou a Diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho.

Texto: Taisa Alencar
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia.php?id=798
Secretaria Municipal de Saúde
17/06/2011

Nenhuma resposta to “Dia “D” contra a paralisia infantil será realizado sábado”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: