PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Agentes Comunitários de Saúde participam de oficina sobre o Cuidado com Usuários de Drogas

Abordando o tema “Cuidados com usuários de drogas”, neste mês de junho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mais um encontro dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) Facilitadores de Educação em Saúde, do Programa de Formação dos ACS. O encontro contou ainda com a participação de representantes dos Alcoólicos Anônimos (AA), Narcótico Anônimos (NA) e Neuróticos Anônimos, que falaram sobre os seus grupos, como funcionam, qual o objetivo de cada um, além dos horários dos encontros e onde podem ser encontrados. Também estiveram presentes grupos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Durante a reunião, os Agentes Comunitários de Saúde tiveram a oportunidade de debater temas como o uso do crack na sociedade contemporânea, uso abusivo e prejudicial do álcool e sobre a marcha da maconha e os cuidados comunitários com as pessoas que usam drogas. Em relação às parcerias, foram citadas as instituições ligadas a este tipo de problemática, como o AA, NA e grupos de autoajuda. A organização dos serviços públicos de saúde que trabalham com usuário de substâncias psicoativas como os Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (Caps AD), o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro da Juventude, além das Unidades de Saúde, também foram discutidos.

SUS – Aos ACS que estavam presentes foi apresentando como o Sistema Único de Saúde (SUS) vem trabalhando nos últimos anos em relação ao consumo de drogas, principalmente, através do Caps AD e como é trabalhada a Política sobre drogas no Brasil, sobretudo em relação a proposta de redução de danos à saúde das pessoas que fazem uso abusivo de drogas.

Saindo da teoria e indo para a prática, o grupo realizou uma visita técnica ao Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas. “O objetivo foi o de apresentar as modalidades de atendimentos dispensados pelo serviço, como funciona o fluxo de entrada na unidade, quais os profissionais que trabalham na instituição e quais atividades são desenvolvidas com o intuito de contribuir com o tratamento dos pacientes”, relatou o Coordenador de Promoção à Saúde, Silvoney Júnior. No final, o grupo fez uma reflexão, estudando de que forma os Agentes Comunitários de Saúde podem contribuir com o cuidado dos usuários nas comunidades em que atuam.

Programa – O programa dos ACS Facilitadores está na sua 17ª oficina, com 132 horas de formação para cerca de 120 Agentes pertencentes as diversas áreas administrativas de saúde. “Entre os assuntos abordados, já foram trabalhadas questões como sexualidade e gravidez na adolescência, hanseníase, saúde da pessoa idosa, práticas alimentares saudáveis e saúde e meio ambiente relações com a dengue”, declarou Silvoney Júnior.

Texto: Taisa Alencar
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/notas.php?id=713
Prefeitura Municipal de Petrolina
27/06/2011

Nenhuma resposta to “Agentes Comunitários de Saúde participam de oficina sobre o Cuidado com Usuários de Drogas”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: