PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Educação de Petrolina, realiza formatura dos alunos do Proerd 2011

Na noite de ontem (30), a Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SMEP), juntamente com o 5º Batalhão da Polícia Militar, realizou a formatura de 1.440 alunos da Rede Municipal de Ensino que participaram durante 10 semanas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (Proerd). O evento ocorreu na Concha Acústica da Praça Dom Malan. Estiveram presentes o Prefeito Julio Lossio, a Secretária de Educação Célia Regina Carvalho, o Coordenador do Proerd do Sertão do São Francisco, Tenente Cícero Carvalho, o gestor de prevenção e articulação comunitária da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS -PE), João Santos, Major coordenador executivo do programa, além de alunos participantes do programa, familiares, autoridades e políticos.

O Proerd é uma adaptação brasileira de um programa americano voltado para a segurança pública, introduzido no Brasil em 1992, inicialmente no Rio de Janeiro, sendo desenvolvido no nosso estado através da Polícia Militar de Pernambuco, em parceria com a comunidade escolar e com a Secretaria de Educação, que visa desenvolver a cultura da paz e da prevenção no uso de drogas entre crianças e adolescentes, através de um curso, desenvolvido em ambiente escolar. O programa é destinado para crianças entre 9 a 12 anos, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental e acontece em sala de aula, com encontros semanais de uma hora de duração, durante dez semanas, realizado por um Policial Militar, especialmente treinado sobre o assunto.

Segundo o coordenador do Proerd do Sertão do São Francisco, Tenente Cicero Carvalho, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência ajuda na construção da cidadania das crianças, por isso a parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação é importante. “Nossa intenção é aumentar cada vez mais a quantidade de turmas participantes do programa, porque a prevenção começa nessa fase de vida da criança. Então, essa parceria entre Polícia Militar e a Secretaria de Educação é de fundamental importância para que o Proerd em Petrolina continue sendo um sucesso”, declarou o tenente.

O prefeito Julio Lossio destacou a importância da ação na formação das crianças. “É com muita satisfação que participamos dessa que é a maior turma do programa. O trabalho está de parabéns por envolver toda a comunidade, principalmente, os pais, para juntos atuarmos na prevenção e orientação sobre drogas e violência desde pequeno. Os pais precisam se fazer presentes na rotina das escolas e na vida dos filhos”, salientou o prefeito.

O trabalho realizado pelo programa tem modificado o comportamento de crianças na sua rotina. “Adorei o curso que minha filha participou, seu comportamento melhorou em casa com os irmãos e ela tem aprendido coisas novas, inclusive, está me ensinando coisas que nem eu mesma conhecia. É muito bom saber que nossos filhos estão sendo bem orientados na escola e longe das drogas”, afirmou a dona de casa Valdineide Gomes, mãe de Raiza, aluna da Rede Municipal. Durante o evento, a Secretária de Educação do Município, Célia Regina Carvalho, destacou os trabalhos desenvolvidos pela gestão de Julio Lossio, em políticas públicas direcionadas para a educação e para a qualidade de vida da população, usando artifícios como a tecnologia para promover o ensino das crianças.

Na cerimônia de formatura, 1.440 alunos da Rede Pública de ensino, 419 alunos da Rede Estadual e 16 da Rede Particular receberam certificados de conclusão do curso. Além disso, 267 crianças do Programa Patrulheiro Mirim receberam certificados.

Durante o evento, o prefeito Julio Lossio e a secretária Célia Regina receberam da coordenação do programa um certificado de ‘Amigos do Proerd’, pelo apoio e colaboração para a implantação do programa em Petrolina.

As escolas interessadas em que o Proerd seja desenvolvido na sua comunidade escolar, sejam públicas ou privadas, podem entrar em contato com a Subcoordenação Estadual do Proerd, pelo telefone: (87) 3866-6204.

Texto: Mônica Silvestre
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1455
Prefeitura Municipal de Petrolina
01/07/2011

Nenhuma resposta to “Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Educação de Petrolina, realiza formatura dos alunos do Proerd 2011”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: