PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira

Crianças entre um ano a menores de sete anos de idade que ainda não foram às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou aos Postos de Vacinação do município de Petrolina, terão até esta sexta-feira (22) para tomar a vacina contra o Sarampo. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos a data, para imunizar os pequenos, uma vez que casos da doença foram registrados em cidades como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. O Ministério da Saúde (MS) alerta que somente através da vacinação é que as crianças ficaram protegidas contra a doença.

O que o MS vem trabalhando desde o dia 18 de junho, é uma campanha de segmento, realizada a cada três ou cinco anos. A intenção é reforçar a proteção das crianças contra o Sarampo, deixando-as imunizadas, mantendo o Brasil longe da doença. “Como o MS identificou casos de Sarampo aqui no país, depois de tanto tempo sem registro, é muito importante que os pais ou responsáveis levem as crianças para tomar a dose. Nosso objetivo é que o vírus não seja disseminado da região”, explicou a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

Até o momento, foram imunizadas em todo o Brasil quase 8.762.756 crianças, o que corresponde a 85,46%. Em Pernambuco, foram 732.544, um total de 87,06% e em Petrolina, 27.637 já receberam as doses, o que equivale a 87,16%. A meta é imunizar 95% do público alvo. “Estamos mobilizando todos os setores da Secretaria de Saúde, trabalhando diariamente, para que possamos atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Queremos deixar nossas crianças protegidas. Estamos trabalhando a prevenção”, relatou a Diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho.

Sobre a doença – O sarampo é uma doença aguda, com grande poder de contágio e é transmitida por um vírus. Entre os sintomas estão tosse seca, febre, manchas avermelhadas, conjuntivite e coriza. A doença é transmitida de pessoa para pessoa, através de secreções, quando um paciente infectado tosse, fala ou respira.

Texto: Taisa Alencar
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia.php?id=855
Prefeitura Municipal de Petrolina
19/07/2011

Nenhuma resposta to “Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: