PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Programa Guarda Mirim beneficia mais de 100 crianças em projeto itinerante

Na manhã de ontem (25), a Prefeitura Municipal de Petrolina por meio da Secretaria de Segurança Cidadã preocupada em atender bem toda a comunidade; deu início a ação itinerante do Programa Guarda Mirim. Com uma nova roupagem, o programa que anteriormente era realizado apenas na sede da Secretaria localizada no Parque Josepha Coelho; agora leva a equipe de instrução e pesquisa para as comunidades e a primeira beneficiada foi o distrito de Izacolândia.

A ideia que dá novos moldes ao programa vai realizar as aulas práticas e teóricas em caráter de curso intensivo beneficiando o maior número de crianças possível. Em Izacolândia, o momento de hoje oportunizou a 110 estudantes das três escolas municipais, abertura para integrar a corporação mirim que atualmente conta com 100 crianças formadas e mais de 150 por formar ainda esse ano.

Beneficiados, os estudantes das Escolas Municipais de Izacolândia, Guido Alves Cardoso e Monteiro Lobato foram escolhidos pelas próprias instituições. Eles tiveram aulas, assim como as demais turmas, das disciplinas Ordem Unida; Direitos Humanos; Ambiental, Defesa Civil, entre outras. As aulas aliadas à prática tornarão cada criança um agente social capaz de discernir entre bons e maus comportamentos dentro de sua comunidade. Além disso, quando formados, ele também estarão aptos a dar palestras e instruções sobre a Defesa Civil.

Criado e agora transformado pela Secretaria de Segurança Cidadã por meio do gestor da pasta, Cel. Daniel Ferreira; o programa reunindo forças com a educação básica, visa complementar a formação respaldando em disciplinas necessárias também para a vida, como afirma o Secretário. “Estamos muito felizes em tornar o Programa ainda mais acessível. Essa é a meta: fazer dessas crianças, grandes homens e mulheres capazes de contribuir com uma Petrolina cada dia melhor. A semente está lançada, e garantimos, que os resultados já são imediatos e positivos”.

Projeto itinerante

Com a mobilidade, a equipe de instrução da Secretaria de Segurança Cidadã já ganhou a simpatia dos gestores escolares que ganham tempo e podem envolver mais crianças na ação. “A Comunidade espera há muito tempo por eventos como esse; oferecendo a nossas crianças orientações de extrema importância que, sem dúvidas, irão contribuir com a formação cidadã de cada um deles”, afirmou a gestora do núcleo Escola Guido Alves Cardoso, Núbia Lafaiete.

Além de melhorar no comportamento, uma das maiores indicações de quem já passou pelo programa, as crianças também demonstram grande entusiasmo com as orientações de Ordem Unida. “Queria muito participar dessas aulas. Agora já estou sabendo dos deveres de um guarda mirim para ajudar na minha comunidade”, afirmou o estudante Cleiton Alisson Alves de 11 anos.

Ministradas durante todo o dia, as crianças que ainda tiveram um dia diferente, serão, em data a ser definida, avaliadas em seu aprendizado para compor a turma de Guardas Mirins 2011; que tem a meta de formar 500 estudantes. A próxima turma será da comunidade de Nova Descoberta.

Texto e foto: Juciana Cavalcante/ André Nazário (Estagiário)
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1509
26/07/2011

Nenhuma resposta to “Programa Guarda Mirim beneficia mais de 100 crianças em projeto itinerante”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: