PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Prefeito Julio Lossio realiza a abertura do terceiro ano do projeto Jovem do futuro

Criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SMEP), o projeto Jovem do Futuro faz parte das políticas públicas da atual gestão que incentivam a continuidade dos estudos e a melhoria dos índices educacionais de alunos do 5º e 9º ano, nas disciplinas de Português e Matemática. A aula inaugural dos alunos do 9º ano aconteceu na manhã do último sábado (29), na quadra do Colégio Maria Auxiliadora, e contou com a presença do prefeito do município, Julio Lossio, do ex-Deputado Federal Osvaldo Coelho, além de professores e alunos das escolas da área urbana e rural de Petrolina. “Este curso atua como forma de minimizar as dificuldades das nossas escolas, principalmente, nas disciplinas de Português e Matemática. Nosso objetivo é preparar jovens para entrar nas universidades ou centros técnicos que existem aqui mesmo na nossa região e que hoje são ocupados por estudantes de outros lugares”, afirmou o prefeito Julio Lossio para uma plateia de mais de 800 alunos e professores durante a abertura do evento.

Os estudantes que fazem parte do Jovem do Futuro recebem reforço de Língua Portuguesa e Matemática na própria escola, através da aplicação de testes e simulados, oficinas e atividades pedagógicas, um trabalho de conscientização promovido junto aos alunos.

A proposta principal do projeto é preparar os jovens para avaliações externas, realizadas pelo Ministério de Educação (MEC), Governo Estadual e Municipal, ao mesmo tempo em que busca também elevar os índices educacionais do município. “O projeto é mais uma ação que proporciona qualidade de vida e melhoria da aprendizagem na educação básica, esse é o nosso foco”, destacou a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho.

Neste ano, mais de 4 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino estarão inseridos no Projeto, contemplando os jovens do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, possibilitando-lhes consolidar e ampliar conhecimentos nas duas disciplinas, como forma de prepará-los para um futuro melhor. “Esse programa vem contribuir nas nossas práticas diárias, é um reforço, um auxílio que estimula e incentiva os alunos a continuar o aprendizado deles, buscando continuar os estudos através de uma universidade, conforme propõe o projeto, no intuito de prepará-los para um futuro melhor”, destacou a professora de matemática da Escola Municipal Mãe Vitória, localizada no bairro Henrique Leite, Alessandra Pereira.

A estudante da Escola Municipal Santa Terezinha, Loyslene Barbosa, ressalta a importância do programa para sua formação. “Esse projeto traz muitos benefícios, porque com essas aulas de reforço, nós vamos aprender ainda mais. Falamos para o professor nossas dúvidas e recebemos suas orientações, onde também realizamos provas, que nos preparam para o vestibular”, declarou.

No final do processo (dezembro), os 35 alunos e 10 professores que conseguirem se destacar, participarão do programa Farol do Saber, uma parceria entre a SMEP e a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), através de um passeio pela Rota Cultural do Cariri. Serão premiados ainda coordenadores e professores que obtiverem melhor desempenho.

Durante o dia, os alunos presentes tiveram aulas de Português, ministrada pelo professor Ramon Bandeira, de Matemática, ministrada pelo professor Pedro Norberto e uma aula de motivação, com o psicólogo e Mestre em Educação, Alexsandro Machado.

Escola Municipal recebe homenagem Durante o evento, o prefeito Julio Lossio e a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, homenagearam a Escola Municipal Irmã Luiza Gomes, da Agrovila Massangano pelo excelente resultado do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), ficando entre as 13 melhores escolas do estado. Todos os professores da instituição receberão computadores como premiação e a escola ganhará um laboratório de informática móvel e uma impressora. Na cerimônia, foram entregues aos coordenadores da escola, certificado, uma carta em homenagem e flores pelos resultados obtidos.

Texto: Mônica Silvestre
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
01/08/2011

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1514

Nenhuma resposta to “Prefeito Julio Lossio realiza a abertura do terceiro ano do projeto Jovem do futuro”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: