PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

VII CMAS propõe assistência para usuários de drogas

Mais de 300 participantes estiveram na VII Conferência Municipal de Assistência Social de Petrolina realizada pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu nos dias 04 e 05 deste mês no auditório do SEST/SENAT e abordou o tema “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”.

A abertura se deu com a apresentação cultural da Banda Marcial dos meninos do PETRAPE e um monólogo da Companhia Biruta de Teatro. A mesa foi composta pelo Vice-prefeito de Petrolina Domingos Sávio representando o prefeito Julio Lossio, a secretária e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Tereza Virgínia de Carvalho, a secretária da Mulher Maria dos Anjos Fonseca, a presidente da Câmara de Vereadores Maria Elena Alencar; o representante do Ministério Público Marco Aurélio Farias, Carlos Carlo da Silva da Promotoria Pública; José Arlindo Soares do Centro de Estudos Josué de Castro; Maria da Conceição Ferreira do CEAS-PE (Centro de Estudos e Ação Social Urbano de Pernambuco); e a gestora da Gerência Regional de Educação, Anete Ferraz.

O ex-secretário de Assistência Social do estado e palestrante no evento, José Arlindo Soares, ressaltou a trajetória do SUAS (Sistema Unificado de Assistência Social) na palestra “Consolidar o SUAS”, mostrando que esse sistema permitiu organizar e desenvolver o planejamento das ações de assistência social com foco na família a partir de 1995 com a lei orgânica e depois do ano 2000 ele se organiza de acordo com o nível de complexidade que se distribui em básica, média e alta.

“O SUAS permite uma lógica no planejamento, distribuindo responsabilidade entre união, estado e município, principalmente do cofinanciamento das políticas e ainda tem um longo caminho a percorrer no que diz respeito a um financiamento com percentual mínimo como existe na saúde e na educação”. José Arlindo ainda ressaltou que o padrão de financiamento que o SUAS possui atualmente não pode contar com uma estrutura de apoio suficiente.

Segundo a secretária da pasta Tereza Virgínia de Carvalho, o principal objetivo da Conferência foi eleger os delegados que levarão as propostas discutidas em grupos de trabalho para conferências estaduais e nacionais. “As propostas elaboradas nas conferências municipais são sugestões de diretrizes para o aprimoramento da gestão do SUAS, na perspectiva da valorização e qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios”.

Para Vanda Souza, que há 15 anos faz parte do CMAS em Petrolina, representando a sociedade civil, a conferência só tem a beneficiar a sociedade. “É um espaço democrático onde se discutem propostas de melhoria do setor elaboradas em conjunto com trabalhadores, usuários e entidades que trabalham com Assistência Social”, opinou.

No segundo dia, a palestra da Secretária Tereza Virginia apresentou os programas sociais administrados pela Sedest, prestando contas da atual gestão com gráficos comparativos dos anos 2009 a 2011, pontuando os problemas enfrentados e os objetivos alcançados, além das metas a serem superadas.

O Promotor de Justiça, Dr. Marco Aurelio, apresentou os eixos temáticos e finalizou com o debate, a etapa da manhã. No período da tarde houve a aprovação das propostas e uma delas à implantação de centros de prevenção e recuperação de usuários de drogas licitas e ilícitas e o acompanhamento aos familiares, sendo aprovada por todos presentes.

Foram eleitos 28 delegados que irão participar da VIII Conferência Estadual de 02 a 04 de outubro de 2011 em Recife/PE.

Texto: Jaquelyne Costa
Foto: Patrícia Telles
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia.php?id=909
Prefeitura Municipal de Petrolina
08/08/2011

Nenhuma resposta to “VII CMAS propõe assistência para usuários de drogas”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: