PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

SMS trabalha para reduzir índice da Mortalidade Infantil em Petrolina

Preocupados em reduzir os índices da Mortalidade Infantil em Petrolina, situação vivenciada em todo o território brasileiro, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está formando um Grupo de Trabalho para discutir e avaliar a problemática e implantar novas ações que devem ser colocadas em prática para diminuir os números de óbitos infantis. O trabalho envolverá todos os setores da SMS e estará diretamente ligado a Atenção Básica à Saúde (ABS) e a Vigilância em Saúde.

Com a taxa da Mortalidade Infantil em um percentual de 21,17 por nascidos vivos, a SMS instituiu o Grupo de Trabalho, também chamado de Câmara Temática, que terá em sua composição profissionais dos diversos setores, incluindo ABS, Vigilância Epidemiológica, Unidades de Saúde, Hospitais, onde periodicamente serão realizadas reuniões para que possam fazer uma análise da situação e conclusão dos casos registrados e investigados. Ainda como parte das ações estratégicas para enfrentamento da Mortalidade Infantil, para a investigação dos fatores determinantes e as possíveis causas destas mortes, será realizada a gradativa inserção das ações de Vigilância em Saúde nas práticas das Equipes de Saúde da Família (ESF), assim como é imprescindível investir na educação permanente dos profissionais de saúde, com abordagem integrada nos eixos da parte clínica, vigilância, promoção e gestão.

A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, explicou que diversas ações intersetoriais estão sendo implementadas com o intuito de mudar a problemática no município de Petrolina. “Estamos envolvendo todos os setores da Secretaria de Saúde para que juntos possamos reduzir o número de óbitos infantis. A reunião do trabalho de toda a SMS é extremamente importante, pois temos que agir com rigor, de forma efetiva. O prefeito Julio Lossio costuma participar sempre de reuniões na Saúde e a questão da mortalidade infantil é uma das suas principais preocupações e queremos trabalhar firme para que possamos mudar este quadro”, enfatizou.

Atualmente, a Secretaria de Saúde trabalha com várias linhas de cuidado que ajudam a enfrentar a Mortalidade Infantil. Entre as políticas adotadas, está o trabalho das Equipes de Estratégia de Saúde da Família, que conta também com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde. Estes profissionais fazem todo o processo de acompanhamento do Pré-Natal, garantindo o cuidado com a saúde da mãe e do bebê. Além disso, a SMS procura manter sua equipe capacitada para realizar corretamente os atendimentos. Outra estratégia é a captação dos recém-nascidos que chegam às UBS para realização do teste do pezinho e para que sejam administradas as vacinas, garantindo a imunização contra diversas doenças.

Texto: Taisa Alencar

Foto: Arquivo SMS

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de Petrolina

24/08/2011

Nenhuma resposta to “SMS trabalha para reduzir índice da Mortalidade Infantil em Petrolina”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: