PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Implantação da Rede Cegonha em Petrolina pretende reduzir índices da Mortalidade Infantil

Com a proposta de discutir medidas para garantir a todas as mulheres, através do Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado, durante a gravidez, a cidade de Petrolina sediou a Oficina Macrorregional de Adesão a Rede Cegonha, que aconteceu durante o dia de ontem (30), no auditório do Sest/Senat. Participaram do encontro a Secretária de Saúde do município, Lúcia Giesta, que representa também o Conselho de Secretários Municipal de Saúde (COSEMS – PE), além de representantes das VII, VIII e IX Gerência Regional de Saúde (Geres), da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e das demais Secretarias dos municípios que fazem parte das Geres mencionadas anteriormente.

A Rede Cegonha tem como principal objetivo garantir atendimento às gestantes, que deve iniciar desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, parto e seguindo até os dois primeiros anos de vida da criança. A assistência obstétrica, com foco na gravidez, no parto, no pós-parto e na assistência aos bebês é coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos Estados e Municípios. A previsão do Governo Federal é que R$ 9,379 bilhões sejam investidos até 2014. Apesar de ser executada em todo o país, a iniciativa será colocada em prática primeiramente no Nordeste, Amazônia Legal e regiões metropolitanas, onde os índices de mortalidade infantil são mais elevados e onde ocorre uma maior concentração de gestantes.

Durante a oficina de implantação que aconteceu em Petrolina, estão sendo discutidos o fortalecimento da rede de cuidados dirigidos as mulheres, com o planejamento reprodutivo, a atenção humanizada na gravidez, abortos, o parto e pós-parto. Já em relação às crianças, entrará em debate o nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis. “A atual gestão do prefeito Julio Lossio vem mostrando uma preocupação muito grande em relação à mortalidade infantil no nosso município e, desde o início, estamos trabalhando fortemente para reduzir os índices. E a implantação da Rede Cegonha vem para otimizar ainda mais o trabalho que estamos desenvolvendo em Petrolina”, destacou Lúcia Giesta.

Rede Cegonha – A proposta é de que a estruturação da Rede comece pelas Unidades Básicas de Saúde, onde serão aplicados recursos para a construção de uma rede de cuidados primários à mulher e à criança. A expectativa é de que seja introduzido na UBS o teste rápido de gravidez e uma vez confirmado o resultado positivo, serão asseguradas o mínimo de seis consultas durante a gestação, assim como os exames clínicos e laboratoriais de pré-natal e auxílio transporte para que as grávidas possam ir até a UBS que será referência para o seu atendimento durante os nove meses. De acordo com o Ministério da Saúde, o foco será nas 61 milhões de mulheres em idade fértil no país.

Texto: Taisa Alencar

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/notas.php?id=830
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
31/08/2011

Nenhuma resposta to “Implantação da Rede Cegonha em Petrolina pretende reduzir índices da Mortalidade Infantil”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: