PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Projeto Nova Horta contempla Escola Santa Teresinha no Dom Avelar

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com apoio das Secretarias de Educação e Irrigação, colocou em prática na última quarta-feira (31) o “Programa Nova Horta, Semeando Qualidade, Colhendo Saúde”, que tem como intuito implantar hortas nas escolas municipais, ajudando assim a promover práticas de vida saudáveis para a população. A primeira instituição de ensino contemplada com a iniciativa foi a Escola Municipal Santa Teresinha, no bairro Dom Avelar. A ação também faz parte das comemorações em alusão ao Dia do Nutricionista e contou com a presença dos alunos, gestor da unidade, Cristiano Dias, professores, além de representantes das Secretarias envolvidas.

O Projeto foi idealizado pela SMS, através da Coordenação da Assistência Nutricional e da Atenção Básica à Saúde (ABS). “Sabemos hoje que muitas das nossas escolhas começam na escola e é neste ambiente que devemos incentivar as práticas saudáveis, orientando quanto à importância de uma alimentação balanceada, com frutas e verduras, pois tudo isso nos ajuda a melhorar a qualidade de vida. E estes alunos terminam aprendendo nas escolas e se tornam agentes multiplicadores, passando o conhecimento adiante. E é isso que pretendemos, que o ensinamento adquirido seja passado também para outras pessoas”, destacou Lúcia Giesta.

A coordenadora da Assistência Nutricional, Eliana Rocha, explica que serão desenvolvidas ações de orientação nutricional nas escolas e técnicas de manejo da agricultura ecológica com os alunos. “Nossa intenção é favorecer a prevenção e trabalhar com a promoção à saúde, desenvolvendo estratégias para novas práticas alimentares e discutindo a educação permanente com relação a orientação nutricional e além disso vamos fornecer as hortaliças para utilização na merende escolar”, relata. Ainda de acordo com a coordenadora, serão oferecidos insumos agrícolas para a implantação do projeto e apoio técnico para manutenção das hortas.

O gestor da Unidade de ensino, Cristiano Dias, agradecer a todas as pessoas diretamente ligadas ao Nova Horta, e enfatizou a satisfação por ser a primeira escola do município a receber o projeto e ressaltou que a equipe, assim como todos os alunos, estão abraçando a causa. “Parabenizo a equipe por estar recebendo de braços abertos a ideia, estamos apoiando a parceria, pois entendemos que educação é o desenvolvimento de cada pessoa em todos os aspectos”, enfatizou a professor Emilia Ribeiro.

Na quarta-feira, o gestor da unidade educacional recebeu todo o material de apoio, como sementes, instrumentos para que possa ser executado o plantio, camisas, bonés, entre outros materiais necessários. Em contrapartida, a escola está disponibilizando os alunos que irão ajudar no manejo com as hortaliças e contará com o apoio da SMS em relação a parte técnica e a orientação quanto a alimentação. A proposta da Secretaria de Saúde é de que o projeto seja ampliando e contemple diversas escolas no município. Além da instituição de ensino Santa Teresinha, no Dom Avelar, outras duas Escolas também já foram visitadas e em breve receberão o Nova Horta, uma no bairro Vila Eduardo e outra na Agrovila Massangano.
http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1599
Texto e foto: Taisa Alencar
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
02/09/2011

Anúncios

Nenhuma resposta to “Projeto Nova Horta contempla Escola Santa Teresinha no Dom Avelar”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: