PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Projeto Nova Horta contempla Escola Santa Teresinha no Dom Avelar

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com apoio das Secretarias de Educação e Irrigação, colocou em prática na última quarta-feira (31) o “Programa Nova Horta, Semeando Qualidade, Colhendo Saúde”, que tem como intuito implantar hortas nas escolas municipais, ajudando assim a promover práticas de vida saudáveis para a população. A primeira instituição de ensino contemplada com a iniciativa foi a Escola Municipal Santa Teresinha, no bairro Dom Avelar. A ação também faz parte das comemorações em alusão ao Dia do Nutricionista e contou com a presença dos alunos, gestor da unidade, Cristiano Dias, professores, além de representantes das Secretarias envolvidas.

O Projeto foi idealizado pela SMS, através da Coordenação da Assistência Nutricional e da Atenção Básica à Saúde (ABS). “Sabemos hoje que muitas das nossas escolhas começam na escola e é neste ambiente que devemos incentivar as práticas saudáveis, orientando quanto à importância de uma alimentação balanceada, com frutas e verduras, pois tudo isso nos ajuda a melhorar a qualidade de vida. E estes alunos terminam aprendendo nas escolas e se tornam agentes multiplicadores, passando o conhecimento adiante. E é isso que pretendemos, que o ensinamento adquirido seja passado também para outras pessoas”, destacou Lúcia Giesta.

A coordenadora da Assistência Nutricional, Eliana Rocha, explica que serão desenvolvidas ações de orientação nutricional nas escolas e técnicas de manejo da agricultura ecológica com os alunos. “Nossa intenção é favorecer a prevenção e trabalhar com a promoção à saúde, desenvolvendo estratégias para novas práticas alimentares e discutindo a educação permanente com relação a orientação nutricional e além disso vamos fornecer as hortaliças para utilização na merende escolar”, relata. Ainda de acordo com a coordenadora, serão oferecidos insumos agrícolas para a implantação do projeto e apoio técnico para manutenção das hortas.

O gestor da Unidade de ensino, Cristiano Dias, agradecer a todas as pessoas diretamente ligadas ao Nova Horta, e enfatizou a satisfação por ser a primeira escola do município a receber o projeto e ressaltou que a equipe, assim como todos os alunos, estão abraçando a causa. “Parabenizo a equipe por estar recebendo de braços abertos a ideia, estamos apoiando a parceria, pois entendemos que educação é o desenvolvimento de cada pessoa em todos os aspectos”, enfatizou a professor Emilia Ribeiro.

Na quarta-feira, o gestor da unidade educacional recebeu todo o material de apoio, como sementes, instrumentos para que possa ser executado o plantio, camisas, bonés, entre outros materiais necessários. Em contrapartida, a escola está disponibilizando os alunos que irão ajudar no manejo com as hortaliças e contará com o apoio da SMS em relação a parte técnica e a orientação quanto a alimentação. A proposta da Secretaria de Saúde é de que o projeto seja ampliando e contemple diversas escolas no município. Além da instituição de ensino Santa Teresinha, no Dom Avelar, outras duas Escolas também já foram visitadas e em breve receberão o Nova Horta, uma no bairro Vila Eduardo e outra na Agrovila Massangano.
http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1599
Texto e foto: Taisa Alencar
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
02/09/2011

Nenhuma resposta to “Projeto Nova Horta contempla Escola Santa Teresinha no Dom Avelar”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: