PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Prefeitura contempla alunos com entrega de óculos

A Prefeitura de Petrolina realizou na última sexta-feira (09), mais uma entrega de óculos do projeto Olhar Brasil, onde foram contemplados 28 alunos, de três Escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina, através das Secretarias de Saúde e Educação, foi colocada em prática no município em 2010, pelo prefeito Julio Lossio e já beneficiou mais de 120 crianças e jovens das Escolas, Mãe Vitória, Luis Rodrigues, José Joaquim, Laurita Leda, Eliete Araújo, Odete Sampaio, Professora Maroquinha, Professor Walter Gil e Dom Idílio.

Contabilizando todas as etapas do projeto, passaram pela triagem 624 alunos, destes 340 foram encaminhados para consultas com oftalmologistas e em 124 estudantes foi detectado a necessidade do auxílio de óculos para poder enxergar melhor. A Secretária de Saúde do município, Lúcia Giesta, ressaltou a importância do projeto que vem sendo desenvolvido em Petrolina. “Temos um prefeito que é oftalmologista e sabe da importância de detectar erros de refração ainda quando as crianças estão na escola para que o problema possa ser corrigido a tempo e isso não prejudique o seu desenvolvimento e aprendizado. Queremos permitir que tenham oportunidades para um futuro melhor”, relatou.

A aluna Caroline Oliveira, de 14 anos, que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental, esteve na Escola Mãe Vitória para receber seus óculos. “Tinha dificuldade para enxergar mas, agora estou recebendo óculos novos e vou poder ver melhor o que os professores colocam no quadro. Acho que tudo agora vai ser diferente, vai melhorar muito”, frisou. A dona de casa Rosimeire Oliveira, mãe de Caroline, disse estar satisfeita com a iniciativa. “É muito importante o que estão fazendo, porque muitos não podem fazer a consulta e comprar as armações. Com esse projeto, fica mais fácil. É uma oportunidade que temos”, declarou.

Após a entrega dos óculos, a funcionária da Fundação Banco de Olhos, Candice Ferraz, explicou a todos como devem manusear os óculos, além de ressaltar a necessidade de realizar a revisão. “É importante que cuidem bem dos seus óculos, que tenham cuidado na hora de manusear, para que não tenham nenhum problema. Quero lembrar ainda que com um ano de uso, devem marcar uma nova consulta, para fazer uma nova avaliação”, enfatizou.

Sobre o projeto – O Projeto Olhar Brasil foi criado pelos Ministérios da Saúde e Educação, através da Portaria Interministerial nº 15 de 24 de abril de 2007, com o propósito de identificar problemas visuais em alunos matriculados na rede pública de ensino, que estejam cursando o Ensino Fundamental, uma vez que os problemas visuais respondem por grande parcela da evasão e repetência escolar. De acordo com dados epidemiológicos disponíveis para o Brasil, cerca de 30% das crianças em idade escolar apresentam problemas de refração que terminam interferindo no desempenho diário. Ao reconhecer estes erros de refração, através da assistência oftalmológica, o projeto prevê também o fornecimento dos óculos.

Texto: Taisa Alencar

Foto: Arquivo SMS

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de Petrolina

13/09/2011

Colado de <http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia.php?id=992>

Nenhuma resposta to “Prefeitura contempla alunos com entrega de óculos”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: