PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

15ª Ação do Programa Justiça e Cidadania é realizado no Vale do Grande Rio

A Comunidade do Vale do Grande Rio recebeu nesta terça-feira (13) a 15ª ação do Programa Justiça e Cidadania na Escola Estadual Poeta José Raulino Sampaio, realizada pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e também do Poder Judiciário – Vara da Infância e Juventude da Comarca de Petrolina, secretarias municipais e demais órgãos. Na escola, participaram da ação pais, alunos e responsáveis pela instituição educacional, contabilizado mais de 550 atendimentos. Ainda no local, houve a presença do Vice-Prefeito Domingos Sávio Guimarães que prestigiou o evento.

O programa já atendeu mais de 19.307 pessoas com palestras, atendimentos jurídicos, psicossociais, encaminhamentos e admoestações. Na unidade escolar, houve a presença de Juiz, Promotor, entre outros órgãos, para atender as demandas existentes na comunidade.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho, a ação detectou alguns problemas na comunidade que foram direcionados aos órgãos competentes. “Verificamos algumas demandas como indisciplina, exploração sexual e uso de drogas por parte de alguns familiares da comunidade e todas elas foram encaminhadas aos devidos departamentos responsáveis. A Sedest continua dando suporte às famílias através de programas sociais e atenções constantes nos casos da defesa das crianças e dos adolescentes, conforme estatuto e com a união de parceiros que fortalecem ainda mais o programa”, assegurou.

Durante o evento, aconteceram abordagens nas ruas, realizadas por Agentes de Proteção, Polícia Militar, Conselho Tutelar e Polícia Civil e Guardas Municipais, abordagens na escola e palestras para os alunos e pais sobre os temas: Admoestação para os menores e responsáveis (violência social na escola) e Admoestação para proprietários de bares e similares.

Segundo a Defensora Pública, Noely Mota, que é uma das parceiras da ação, o programa é muito proveitoso para pais, alunos e para a comunidade em geral, porque tira dúvidas e orienta muitas vezes com informações que permite ao cidadão conhecer seus direitos. “Muitas pessoas não sabiam que podem ser atendidas na justiça de forma gratuita, buscando a defensoria pública. Com o Justiça e Cidadania, orientamos essas pessoas, divulgando como elas podem ser atendidas, além de irmos presencialmente e escutar os principais problemas da comunidade e auxiliá-las”, explicou Noely.

“Ações como esta na escola trazem resultados muitos positivos, até porque a comunidade realmente estava precisando de orientações com as que foram repassadas pelo juiz, psicólogo e demais representantes que compareceram na escola. Outro ponto importante é convocar os pais para participarem do evento e, assim, se inteirarem sobre como acompanhar seus filhos em algumas particularidades do dia-a-dia”, ressaltou a secretária adjunta da escola, Josilene Mota.

O Programa Justiça e Cidadania tem ainda a parceria da Promotoria Pública, Secretaria de Segurança Cidadã, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDDCA, Secretaria Municipal de Educação, Gerência Regional de Educação – GRE através das Escolas beneficiadas, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Defensoria Pública, Associação de Moradores e entidades locais que trabalham com crianças e adolescentes.

A próxima ação do Programa Justiça e Cidadania será na área irrigada do Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 9, no próximo dia 27.

Texto: Élida Maria

Fotos: Arquivo Sedest

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de Petrolina

14/09/2011

Colado de <http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia.php?id=1001>

Nenhuma resposta to “15ª Ação do Programa Justiça e Cidadania é realizado no Vale do Grande Rio”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: