PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Crianças do Programa Nova Semente marcam as comemorações dos 116 anos de Petrolina

A música “Parabéns pra você”, ao som dos instrumentos da Banda Philarmônica 21 de setembro, anunciava para os moradores da capital do sertão, Petrolina, que ontem (21), a cidade completava 116 anos. As festividades foram iniciadas às 5h, com a alvorada na Petrolina antiga. Às 8h aconteceu o hasteamento da bandeira, realizado pelo prefeito do município Julio Lossio, sob o olhar de milhares de pessoas na frente do prédio da Prefeitura Municipal. Entre os convidados para cortar o bolo de aniversário, estavam o Tenente-Coronel, Comandante do 5º batalhão da Polícia Militar (5º BPM), José Ailton Teles, políticos, secretários municipais, autoridades, liderança políticas, além da população do município que compareceu para parabenizar a cidade.

Como é tradição na cidade, o desfile cívico pela Avenida Guararapes encantou o público que se aglomerava nos 600 m da via. Foram 12 escolas municipais, 10 escolas estaduais e 05 escolas particulares que representaram em alas alegóricas a diversidade cultural de Petrolina, que este ano veio com o tema “Petrolina de todas as cores”, dando destaque para a cultura indígena, cigana e negra. O desfile contou com a participação de instituições, associações de bairros e grupos de fanfarras vindos de Orocó, Cabrobó, Salgueiro, Lagoa Grande e Recife.

Entre as belas apresentações do dia, destaque para apresentação mirim do Samba de Veio, ritmo original da Ilha do Massangano e a participação de 800 crianças de 4 a 6 anos do Programa Nova Semente, que exibiram durante o desfile os resultados alcançados neste quase um ano de criação. Juntamente com o aniversário de Petrolina, a data no Brasil celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e, para comemorar, um grupo de participantes do Banco Municipal de Emprego Para Pessoas com Deficiência – BAMEM, que treina, qualifica e capacita pessoas para entrar no mercado de trabalho participou do Desfile Cívico.

No meio da multidão, estava a aposentada Rosália Alves de Lima, com 73 anos, nascida na comunidade do São Gonçalo, filha autêntica de Petrolina, onde declarou seu amor pela cidade e ressaltou o quanto ela cresceu. “Petrolina é muito bonita, ela começou a crescer e foi melhorando e hoje ela é uma cidade grande. Me orgulho de ser filha verdadeira de Petrolina e de criar aqui meus filhos, netos e bisnetos”, afirmou. A matriarca da família Lima tem 7 filhos, 20 netos e 10 bisnetos, todos nascido na cidade.

“Estamos trabalhando fortemente para melhorar a vida das pessoas nesta cidade maravilhosa chamada Petrolina, a cidade que mais gerou empregos em todo o Nordeste. Estamos entre as 20 cidades de porte médio do país que mais se desenvolve. Somos uma metrópole, portanto, a determinação desse governo é para fortalecer cada vez mais as ações municipais e garantir uma vida melhor para os cidadãos de Petrolina”, salientou o prefeito Julio Lossio.

E como em toda a festa, não poderia faltar o bolo, que com seus 52 kg de chocolate com ameixa, foi cortado no final da apresentação do Desfile. Dados divulgados em 2010 pelo IBGE mostram que Petrolina hoje possui quase 300 mil habitantes, onde quase 50% destes são de outras regiões do país, o que caracteriza a cidade de culturas múltiplas que juntas têm contribuídos nos últimos anos para o crescimento da cidade que já se tornou uma das maiores potências econômicas do Brasil.

Texto: Mônica Silvestre
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
22/09/2011

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1637

Nenhuma resposta to “Crianças do Programa Nova Semente marcam as comemorações dos 116 anos de Petrolina”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: