PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Jovens de Petrolina trocarão experiências com estudantes Italianos através de videoconferência

A Prefeitura de Petrolina, através da Superintendência da Juventude ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), está em parceria com o Projeto Bea, desenvolvido pela Associação de Promoção Social En.A.R.S. de Pádova, Itália, para realizar videoconferência entre jovens que fazem parte dos programas realizados pela Prefeitura e adolescentes das Escolas da Província de Pádova, na Itália. Os ajustes sobre a videoconferência aconteceram na manhã de hoje (27), numa reunião com todos os parceiros do projeto. A videoconferência é um momento de troca entre os jovens participantes e irá acontecer no dia 10 de novembro deste ano durante as comemorações da Exposcuola, evento que acontece com estudantes do ensino médio na Itália.

Com o tema ‘Violência’, a videoconferência tem como objetivo promover o conhecimento sobre a realidade dos jovens que vivem situações distintas. “Através da videoconferência, é criada uma atmosfera particular entre os jovens participantes, que não ficam apenas no tema central, mas também abordam discussões das suas vidas cotidianas. Através do diálogo, há uma quebra dos preconceitos por ambos os lados que percebem gostos semelhantes”, afirmou a responsável pelas videoconferências do Projeto BEA, Chiara Menorello.

O Projeto Bea inseriu as videoconferências como um dos instrumentos para desenvolver boas práticas nas áreas de educação e formação continuada desde 2009. Segundo o coordenador do Projeto BEA, Nicola Andrian, a função das pessoas que fazem parte do projeto é articular e mediar o encontro dos jovens e não interferir na conversação entre eles. Além disso, a ONG pretende expandir os trabalhos para outros lugares no mundo. “Nosso papel é mediar, é explicar que eles se encontram com realidades diferentes. Pretendemos trabalhar com jovens e adultos de outros países pensando, por exemplo, em uma conexão entre Brasil, Itália e África”, explicou.

Para o Superintendente da Juventude, Robson Rocha, a videoconferência é a possibilidade de os jovens trocarem experiências relevantes. “É importante essa troca para entender o que a juventude do Brasil e da Itália pensa. É uma troca, um intercâmbio cultural que potencializa ideias e amplia os horizontes sobre a realidade dos dois mundos”, pontuou.

Além da Superintendência Municipal da Juventude de Petrolina, participam dos trabalhos desenvolvidos em parceria com o Projeto Bea: Petrape, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Fundação de Atendimento Sócio Educativo (FUNASE), Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (FFPP), Centro Maria Auxiliadora Pró Menor Carente (CEMAM) e, na Itália, a Faculdade de Ciências da Formação da Universidade de Pádova.

Para mais informações sobre o Projeto BEA, os interessados poderão acessar o site: http://www.enars.it .

Texto e Foto: Cíntia Sacramento
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
27/09/2011

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1653

Nenhuma resposta to “Jovens de Petrolina trocarão experiências com estudantes Italianos através de videoconferência”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: