PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Unidades do Programa Nova Semente terão bibliotecas próprias

O prefeito Julio Lossio entregou na manhã desta quinta-feira (13), no auditório do Senai, acervos de livros para a formação de bibliotecas infantis às unidades do Programa Nova Semente. Cada unidade receberá 300 volumes com livros didáticos indicados pelo Instituto Alfa e Beto (IAB), parceiro do programa, que produziu um guia de leitura com 600 livros que toda criança precisa ter acesso antes de iniciar os estudos básicos. Após a solenidade de entrega dos livros, o IAB ofereceu curso de capacitação às gestoras para operacionalizarem de forma eficaz os empréstimos dos livros junto com as famílias das crianças.

Com as bibliotecas, as crianças terão mais um espaço de aprendizagem e descobertas dentro das unidades do Programa Nova Semente. Para Luciana Almeida, gestora da unidade Izabel Mariano, do bairro Alto da Boa Vista, os livros têm o poder de possibilitar transformação na vida destas crianças. “O livro é capaz de fazer pensar, de fazer enxergar novos horizontes e, com certeza, a criança que tem acesso aos livros será uma criança crítica, com facilidade na oralidade”, afirmou.

Todos os livros possuem conteúdos pedagógicos direcionados às crianças de 0 a 6 anos, além disso, alguns têm formato lúdico que unem aprendizagem e brincadeira com intuito de provocar, nas crianças, interesse pela leitura. “A indicação e escolha desses livros partiram de uma guia que nós do IAB produzimos no ano passado. Nesse guia nós fizemos a escolha de 100 livros por faixa etária, nossa proposta é que a criança tenha acesso a, pelo menos, dois livros por semana, o que ao final de um ano resultará em aproximadamente 100 volumes”, explicou a coordenadora dos Programas de Educação Infantil do Instituto Alfa e Beto, Denise Rocha.

Além de fazer a entrega dos livros para compor as bibliotecas, o prefeito Julio Lossio dialogou com as gestoras sobre o funcionamento das unidades do Programa Nova Semente, além de parabenizá-las pelo trabalho que desenvolvem nas unidades de acolhimento. “Este momento é muito especial, pois consolida o trabalho que estamos desenvolvendo junto à educação das crianças no município. Os livros são instrumentos para uma base de formação de qualidade, além de ser um aliado da imaginação de cada criança. Agradeço a vocês pelos trabalhos que vêm desenvolvendo e lembre-se que o resultado na educação torna-se ainda mais eficaz se for desenvolvido com afetividade”, disse o prefeito às gestoras.

“Essa foi a forma que o prefeito Julio Lossio encontrou de presentear as crianças no seu dia, cada unidade vai receber a biblioteca infantil para o desenvolvimento das competências e das habilidades de cada faixa etária. Hoje é um dia de festa para educação porque os livros são propositores da consolidação e da efetivação da garantia de aprendizagem”, considerou a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho.

Texto: Cíntia Sacramento
Foto: Emaísa Lima
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
13/10/2011

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1691

Nenhuma resposta to “Unidades do Programa Nova Semente terão bibliotecas próprias”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: