PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez será comemorado nesta quinta-feira em Petrolina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro Auditivo Ari Brasil, promoverá nesta quinta-feira (10), um dia de atividades em comemoração ao Dia de Prevenção à Surdez. A ação, que conta com a parceria da Secretaria de Acessibilidade, irá disponibilizar atendimentos, que acontecerão das 7h30 às 12h, no próprio Centro Auditivo. Na ocasião, também serão entregues os certificados para os alunos que participaram e concluíram o curso de Libras, oferecido pela Prefeitura Municipal de Petrolina.

De acordo com a coordenadora do serviço, Fabiane Gonçalves, serão disponibilizados 90 atendimentos, entre consultas médicas, onde será avaliada a audição do paciente, podendo assim identificar possíveis problemas, além do teste da orelhinha, direcionado para crianças recém-nascidas. “Estamos organizando essa mobilização porque sabemos da importância do diagnóstico precoce no caso das doenças auditivas. E é isso que estamos fazendo: avaliando e verificando se há algum tipo de deficiência, para que possamos tratar a tempo, com todos os recursos que temos a disposição, evitando assim que ocorram maiores danos”, explicou.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 10% da população sofre com algum tipo de problema auditivo. Segundo especialistas, a surdez pode ser genética, podendo atingir de 3 a 5 crianças em cada 1.000 nascidos no Brasil. Uma das soluções para reduzir esses números está na realização do Teste da Orelhinha. Estudos comprovam que quando o teste é realizado nos seis primeiros meses de vida, as chances de resgatar a audição chegam a quase 100%. Já na terceira idade, a perda auditiva começa a ser perceptível a partir dos 65 anos de idade. Em todos os casos, com tratamento, acompanhamento adequado com profissionais especializados e com a ajuda de aparelhos, é possível voltar a ouvir.

Atendimento – Os interessados devem procurar o Centro Auditivo Ari Brasil e ter em mãos documento de identificação com foto e comprovante de residência. Nesta quinta-feira (10), os atendimentos acontecerão por demanda espontânea, sem que seja necessário agendar a consulta. O Centro Auditivo Municipal fica localizado na Rua Tobias Barreto, nº 240.

Texto: Taisa Alencar
Foto: Arquivo PMP
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1751
09/11/2011

Nenhuma resposta to “Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez será comemorado nesta quinta-feira em Petrolina”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: