PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Programa de educação em saúde qualifica profissionais

Dando continuidade ao programa de educação em saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), realizou, na última sexta-feira (25), mais um encontro formativo no intuito de capacitar cada vez mais os profissionais que atuam na rede de saúde do município, estimulando e garantindo o processo de educação em saúde permanente das Equipes de Saúde da Família (ESF). A capacitação aconteceu na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e teve como público os profissionais de nível superior das Unidades Básicas de Saúde, que serão multiplicadores junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foco principal do programa de qualificação.

O programa QualificACS foi criado com o objetivo de provocar e facilitar o processo de trabalho das ESF e, principalmente, dos ACS, no desenvolvimento de troca de experiências e práticas de cuidado junto a população dos territórios assistidos. “Nessa atividade, estão envolvidos cerca de 35 profissionais e contamos com o apoio de professores orientadores da Universidade de Pernambuco e da Universidade Federal do Vale do São Francisco, que ajudam nesse processo de formação dos profissionais, juntamente com a Escola do Servidor”, afirmou o Coordenador de Promoção à Saúde da SMS, Silvoney Júnior.

Nos encontros, que acontecem a cada 15 dias, são abordados assuntos como o processo de trabalho do ACS, práticas educativas no campo da saúde coletiva e caminhos pedagógicos para o desenvolvimento de atividades educativas, como esclareceu Silvoney Júnior. “Trabalhamos com estratégias de saúde da criança, da mulher, do idoso, saúde mental, educação população em saúde e participação comunitária nessas ações. Temas importantes e que devem ser mais debatidos e trabalhados com as nossas Equipes de Saúde da Família e repassadas para os nossos Agentes Comunitários de Saúde”, destacou.

Na próxima etapa da Qualificas, que começa em janeiro, será a vez dos ACS iniciarem a sua formação, coordenada pelos profissionais de saúde de nível superior. “Nesse momento, estamos aprimorando o nosso conhecimento sobre técnicas e dinâmicas para capacitação dos ACS. Precisamos melhorar o nosso contato e a forma de passar o conhecimento para que os agentes possam qualificar também o modo de atendimento à população”, avaliou a cirurgiã-dentista da Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Luzia, Malvina Souza.

A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, lembrou que a ação faz parte do trabalho desenvolvido pela SMS, onde está incluída a reestruturação da Atenção Básica à Saúde. “Estamos investindo cada vez mais na saúde, nas estruturas das UBS, com a implantação das AMEs e isso também está acontecendo com os nossos profissionais, para que possamos trabalhar fortemente com a prevenção de doenças”, frisou. A gestora explicou ainda a importância do programa. “São encontros que proporcionam a troca de experiências, reflexão e debate das ações de saúde que são desenvolvidas. Da mesma forma, podemos observar os nossos desafios e potencialidades no que diz respeito às ações promotoras de saúde”, salientou.

Texto: Taisa Alencar
Foto: Eneida Trindade
Assessoria de Comunicação Social

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=1804
Prefeitura Municipal de Petrolina
28/11/2011

 

Nenhuma resposta to “Programa de educação em saúde qualifica profissionais”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: