PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Prefeitura de Petrolina implantará Programa Saúde na Escola

Profissionais das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação de Petrolina encontraram-se na última sexta-feira (23) para mais uma reunião de articulação do Programa Saúde na Escola (PSE). Na discussão, dirigida pelo coordenador de promoção à saúde da SMS, Silvoney Junior, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e gestores de escolas da rede municipal discutiram o plano de trabalho para a implantação do Programa.

Silvoney Junior explicou que o projeto busca integrar saúde e educação, dentro de uma perspectiva de promoção à saúde e prevenção de doenças. “O objetivo do projeto é proporcionar relações saudáveis de aprendizado aos alunos da rede municipal. Diagnosticamos que os adolescentes, especialmente, os garotos, não costumam procurar as unidades de saúde. Através do projeto, estamos tentando vincular o aluno e a escola à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou à unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado, de modo a ampliar o acesso desse usuário ao serviço”, explicou o coordenador de promoção à saúde da SMS, ressaltando a importância de reforçar o papel da escola como espaço saudável e protetor.

Participam do Programa 14 escolas da rede municipal, definidas por terem o menor Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB). O Programa possibilitará uma busca ativa e a conscientização dos pacientes a partir do desenvolvimento de três componentes: a avaliação clínica, atividades educativas de promoção à saúde sobre diversos temas relacionados à saúde do adolescente e a formação dos professores. “Um dos primeiros requisitos para aprender é ter corpo e mente saudáveis. Se o estudante não tiver um impedimento físico que prejudique o seu aprendizado, ele terá mais sucesso nas suas atividades. O projeto está sendo construído neste sentido, envolvendo alunos, professores e profissionais de saúde em um objetivo comum”, avaliou a técnica pedagógica da Secretaria de Educação, Rosângela Castro.

Para a psicóloga do Nasf, Ana Cléa Dias, a articulação entre Saúde e Educação possibilita a garantia de melhores resultados nos dois setores. “Com o PSE, podemos obter melhores resultados na atenção ao adolescente, reduzindo os casos de gravidez na adolescência, aumentando o número de jovens com um projeto de futuro e melhorando a sua qualidade de vida. Isso gera um impacto positivo na escola, na família e na comunidade”, afirmou a psicóloga.

As ações do programa serão iniciadas em abril, com a formação dos professores em temas definidos como prioritários pela equipe de coordenação. Em uma série de oficinas pedagógicas, os professores discutirão questões voltadas para saúde sexual e reprodutiva, alimentação saudável e prevenção ao uso de drogas.

Texto e Foto: Eneida Trindade
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
26/03/2012

Nenhuma resposta to “Prefeitura de Petrolina implantará Programa Saúde na Escola”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: