PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Mutirão de saúde bucal atende comunidade do bairro Cohab VI em Petrolina

Palestras educativas, orientações, atendimentos odontológicos, entre outras atividades foram realizadas na manhã do último sábado (31), no Centro de Saúde Beatriz Luz de Alencar Rocha, no bairro da Cohab VI, em Petrolina, com o ‘Mutirão do primeiro molar permanente’. A ação faz parte de um grupo de estudos, criado desde janeiro de 2011, por cinco cirurgiões-dentistas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina e tem o objetivo de informar aos pais e às crianças com idades de 06 a 08 anos sobre a higienização bucal e todos os cuidados necessários para evitar a perda do dente.

Durante a ação, foi exibida uma apresentação em slides com orientações odontológicas para a comunidade, além de realizadas palestras e apresentações de fantoches com o tema: ‘Higiene bucal e cuidados com o primeiro molar’. Além das atividades educativas e lúdicas, mais de 50 crianças foram atendidas pelas dentistas que fizeram os procedimentos dentários necessários, aplicaram flúor e entregaram escovas dentárias. Além do bairro Cohab VI, que recebeu a ação no último sábado, outras comunidades já foram contempladas como o distrito de Rajada, Perímetro Irrigado C1 e bairro Santa Luzia.

Os primeiros molares permanente são essenciais para a mastigação e para a chave de oclusão dentária e fazem irrupção atrás dos molares decíduos que fazem parte da primeira dentição , antes dos demais dentes iniciarem a esfoliação e cair, por isso, alguns pais se confundem e às vezes pensam que este dente tão importante faz parte da dentição decídua e que será posteriormente substituído pelo permanente e são extraídos. “Esse evento surgiu devido a preocupação da perda precoce do primeiro molar permanente nas crianças de 06 a 08 anos. Então, nosso objetivo é a orientação focada na educação e saúde, pois infelizmente muitos pais pensam que devem arrancar esse dente, porque em breve ele irá nascer novamente, e isso não acontece, porque o dente já é permanente”, explicou a dentista Patrícia Dias.

Segundo a moradora da comunidade e mãe de dois filhos que participaram da ação, Lígia Maria Nunes, o evento tirou dúvidas e trouxe novos conhecimentos. “Mesmo tendo os cuidados em casa é importante ensinar para a criança a importância da escovação dentária. Apesar de minha experiência como mãe, aprendi informações novas que irão contribuir para a higienização bucal, como a escovação adequada, o uso do fio dental, as alimentações indicadas para nossos filhos e tantas outras orientações que foram repassadas hoje”, declarou.

O evento foi realizado pelas dentistas Patrícia Dias, Malvina Pereira, Catarina Lamoglia e Andréa Pereira, além de cinco atendentes de saúde bucal. O próximo bairro que irá receber a ação será o Jardim Maravilha.

Texto e Foto: Élida Maria
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
02/04/2012

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia_2.php?id=2159

Nenhuma resposta to “Mutirão de saúde bucal atende comunidade do bairro Cohab VI em Petrolina”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: