PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Rede municipal de educação de Petrolina utiliza projetores interativos nas salas de aula

Dinamizando o atendimento pedagógico com a inserção de tecnologias digitais, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, já entregou mais de 100 projetores interativos nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade. O equipamento já começou a ser utilizado nas salas de aula de maneira atrativa e diferenciada, oportunizando aos alunos e professores mais uma opção na maneira de aprender e aplicar os conteúdos, respectivamente.

Para a utilização dos projetores interativos, foi realizada no mês passado uma capacitação no Centro de Convenções, organizado pelo Núcleo de Tecnologia da Secretaria de Educação (NTE) e repassado pelos profissionais da Epson. Na formação, foram demonstradas as características do equipamento e o manuseio correto, a forma de realizar manutenção preventiva, a instalação do programa para calibragem da caneta e as funções educacionais do equipamento. Participaram da capacitação 81 profissionais, entre equipe gestora, técnicos do NTE, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e professores da rede escolar.

O CMEI Prof.ª Maroquinha no bairro Areia Branca é uma das unidades escolares que já receberam o projetor. No local são atendidas mais de 500 crianças de 4 a 6 anos, em dois turnos distintos. De acordo com a vice-gestora do CMEI, Tattiana Magna Ribeiro, o equipamento é mais uma ferramenta de inclusão digital na educação. “Os projetores tem o objetivo de trazer para a sala de aula os assuntos de forma dinâmica e atrativa e, também, otimizar o trabalho do professor. O instrumento tecnológico contribui ainda no planejamento, nas reuniões e formações da equipe gestora”, expressou Magna, que acrescentou ainda que o equipamento é de fácil utilização.

A professora do 1° ano do Ensino Fundamental, Suzana Celestina da Silva, avaliou a importância da inserção do instrumento tecnológico no favorecimento do trabalho de ensino-aprendizagem. “Hoje, as crianças já usam computadores em casa. Já possuem acesso à internet, e na sala de aula esse contato interativo e digital trará muitos benefícios. É uma maneira lúdica de ensinar. As crianças participam, ficam concentradas e transformam a monotonia da aula num momento divertido”, opinou.

A secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, definiu a aquisição dos projetores como uma inovação para a rede educacional do município. “Nosso desafio é melhorar o que já temos e trazer a escola cada vez mais para o mundo tecnológico e contemporâneo. Implementamos algumas ações e agora começamos a ter o feedback dos educadores, por ter esse instrumento na escola, que avançou e melhorou a realidade mudando a estratégia de ensino e valorizando o profissional de educação”, relatou.

O equipamento possui sistema de projeção de curta distância e de interatividade que permite controle da imagem projetada a partir de uma caneta eletrônica de alta resolução. Essas tecnologias permitem a inovação dos métodos de ensino nas escolas da rede municipal.

Texto: Élida Maria
Foto: Marcizo Ventura
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
24/04/2012

Nenhuma resposta to “Rede municipal de educação de Petrolina utiliza projetores interativos nas salas de aula”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: