PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Justiça e Cidadania atende crianças e adolescentes do Loteamento Recife

Mais de 50 pais, gestão escolar e professores da Escola Estadual Padre Luiz Cassiano, localizada no Loteamento Recife em Petrolina, assistiram na manhã de ontem (16), mais um ciclo de palestras com as temáticas Violência Sexual, Abuso e Exploração e Sexual, proferida pela equipe do Creas Municipal; Drogas, proferida pela policial Militar, Paulo Rocha; e O papel da Família, proferida pela Guarda Municipal. Os órgãos que ministraram os temas compõem o programa Justiça e Cidadania, criado pela Vara da Infância e Juventude de Petrolina.

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar, acompanhado por representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Trabalho, Segurança Cidadã e Educação, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDDCA), Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público Estadual e as polícias Civil e Militar realizaram a 23ª ação do programa.

O Justiça e Cidadania vem percorrendo escolas de Petrolina na sede e interior com o objetivo de informar toda comunidade escolar e os pais dos jovens sobre a importância do diálogo entre escola e família e o papel do estado. “Todos que estão aqui para entender as suas responsabilidades com relação à educação desses jovens. Os pais tem que participar dessa discussão e assumir suas responsabilidades com o comportamento dessas crianças e adolescentes nas escolas”, enfatizou o juiz Marcos Bacelar.

Durante as palestras, são debatidos temas como evasão escolar, violência nas escolas e os direitos das crianças e adolescentes como discorre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Cláudia Almeida Galvão tem dois filhos, idades 9 e 14 anos, matriculados na Escola Pedre Luiz Cassiano, e entende o alerta aos pais sobre as responsabilidades da família. “Temos que participar e saber como nossos filhos estão na escola, isso ajuda na formação dos futuros cidadãos”, afirmou.

Nos encontros são realizados atendimentos com psicólogos, assistentes sociais, advogados, fiscais da infância e juventude e conselheiros tutelares para orientação e aconselhamento sobre educação e convivência na escola e na família. A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Maria Adinair Viana, explicou que o programa propõe ações integradas em prol da segurança social das crianças e adolescentes do município. “A criança e o adolescente vivenciam parte de sua vida dentro das escolas e, por isso, é fundamental que os órgãos de segurança e proteção desses jovens estejam imbuídos em ações dessa natureza com o objetivo de educá-los para que esses jovens tenham um futuro saudável”, salientou.

Texto e Foto: Iana Lima
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
17/05/2012

http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/noticia.php?id=1328

Nenhuma resposta to “Justiça e Cidadania atende crianças e adolescentes do Loteamento Recife”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: