PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Secretaria Municipal de Saúde inicia nova turma do Projeto Samuzinho em Petrolina

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192), da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, iniciou esta semana mais uma etapa do Projeto Samuzinho, com a formação de 15 alunos da Escola Professor Walter Gil, localizada no bairro Mandacaru. A iniciativa tem como objetivo promover a educação e a conscientização das crianças em relação ao Serviço, a fim de reduzir o número de trotes, podendo assim, diminuir o tempo-resposta do SAMU em Petrolina.

Durante três meses, as crianças com idades entre 7 e 12 anos, terão a oportunidade de conhecer a base Central do SAMU e o seu funcionamento, os equipamentos e ambulâncias que prestam serviço à população, além de receber noções básicas de primeiros socorros, e orientações sobre os transtornos causados pelos trotes, prevenção de acidentes e cuidados no trânsito. “Identificamos que a maior ocorrência de trotes acontece no período em que as crianças estão na escola, nos horários de entrada e saída, e no momento do intervalo. Conscientizando esses estudantes, fazemos com que eles sejam multiplicadores das informações, dentro das escolas”, afirmou o coordenador do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU (NEU), Nilton Leite, sobre a importância do Projeto.

O projeto contempla crianças que sejam comprometidas, assíduas em sala de aula e que tenham boas notas. A seleção é feita pela direção da escola e o treinamento acontece duas vezes ao mês. Para a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, o contato com os colégios e com a comunidade contribui para avançar cada vez mais na administração dos serviços de saúde. “Convidamos os alunos para conhecer toda estrutura e equipamentos do SAMU, bem como o dia-a-dia dos profissionais. Essa é a melhor forma de demostrar a seriedade da atividade desenvolvida pela equipe”, afirmou a gestora, ressaltando que o SAMU Petrolina vem se destacando como um serviço de excelência.

Além da Escola Walter Gil, o Samuzinho também formou turmas nas Escolas Paulo Freire, no bairro São Gonçalo, Jacob Ferreira, no Cosme e Damião, e na Escola Antônio Cassimiro, no bairro Antônio Cassimiro, contemplando 36 crianças.

Texto: Eneida Trindade
Foto: Arquivo SMS
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
28/05/2012

Nenhuma resposta to “Secretaria Municipal de Saúde inicia nova turma do Projeto Samuzinho em Petrolina”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: