PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Petrolina tem grandes chances de reconquistar selo Unicef neste ano

O 2º Fórum Comunitário Pró-Selo Unicef – Edição 2009/2012, realizado nessa quinta-feira (14), no auditório do Senai, apresentou em audiência pública à população em geral, as ações implementadas no município durante os últimos anos.

A Prefeitura de Petrolina, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Educação e Esportes, junto ao Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Ministério Público e Poder Judiciário, assumiu a o compromisso de melhorar a vida de crianças e adolescentes, implementando e aprimorando seus programas e politicas voltadas à infância. Aprovados estes trabalhos, o município reconquistará o Selo Unicef, perdido na gestão anterior.

A presidente do CMDDCA, Adinair viana, explicou que é muito importante para Petrolina apresentar e avaliar suas políticas públicas desde 2009. “Nós sempre trabalhamos em busca de garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes em nosso município. Hoje, mostramos à população que a participação social é indispensável para garantir o bem estar infantil. O município optou por esta avaliação porque nosso prefeito, Julio Lossio, compreendeu que é importante investir para torná-las pessoas com boas expectativas no futuro”, ressaltou.

A mediadora do UNICEF, Marina Mendes, destacou que Petrolina está sendo avaliada porque se comprometeu em fazer mudanças em busca de melhorias em diversos setores. “O município optou por ser avaliado, e Petrolina vem trabalhando sob orientação do Unicef e agora vai apresentar estes resultados. Esse momento é muito importante, não apenas pelo selo, mas pelas mudanças contínuas nas áreas de educação, saúde, cultura entre outras. A busca é pelo desenvolvimento e defesa da criança e do adolescente, esse é o ganho maior do selo”, assegurou.

O relator do Unicef de Petrolina, José Nilton, acredita que a cidade será contemplada com o selo neste ano. “Petrolina perdeu o selo Unicef na outra gestão porque não atingiu as metas precisas. A nova gestão tem tentado reconquistar este selo. O município e as secretarias tem se desempenhado em cumprir o papel de transformação social e a gente tem acompanhado de perto esse trabalho. Petrolina tem tem feito o que o Unicef propõe e tem grande chance de reconquistar este selo”, salientou. Ainda para o relator, os programas na área de educação estão de acordo com o exigido pelo Unicef. “O programa Nova Semente é uma coisa boa para as crianças de Petrolina. A Unicef leva muito em consideração essas iniciativas”, enalteceu.

O prefeito Julio Lossio frisou seu compromisso com as crianças e adolescentes de Petrolina. “O que me interessa não é a premiação e sim saber que estamos avançando. Este selo nos permite caminhar com orientação em acabar com a fome, com a sede e com a mortalidade infantil. Depois de três anos, sabemos que aumentamos o número de alfabetização entre crianças de até 5 anos de 40 para 75%, e este número ainda vai aumentar. Até o final do ano, serão 6 mil crianças sendo alfabetizadas através do programa Nova Semente. Nos próximos 4 anos este numero vai triplicar”, afirmou.

Outros esclarecimentos:

O Selo Unicef representa o reconhecimento nacional e internacional como referência em projetos municipais que valorizam o desenvolvimento da infância e adolescência. A avaliação final com o resultado sobre a premiação para Petrolina, segundo Marina Gomes, deve sair no final de outubro.

Texto: Gabriela Canário
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
15/06/2012

Nenhuma resposta to “Petrolina tem grandes chances de reconquistar selo Unicef neste ano”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: