PRÓ-SELO UNICEF PETROLINA
O mundo inteiro vai ver meu município mais fortalecido e com bons olhos.

Petrolina tem grandes chances de reconquistar selo Unicef neste ano

O 2º Fórum Comunitário Pró-Selo Unicef – Edição 2009/2012, realizado nessa quinta-feira (14), no auditório do Senai, apresentou em audiência pública à população em geral, as ações implementadas no município durante os últimos anos.

A Prefeitura de Petrolina, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Educação e Esportes, junto ao Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Ministério Público e Poder Judiciário, assumiu a o compromisso de melhorar a vida de crianças e adolescentes, implementando e aprimorando seus programas e politicas voltadas à infância. Aprovados estes trabalhos, o município reconquistará o Selo Unicef, perdido na gestão anterior.

A presidente do CMDDCA, Adinair viana, explicou que é muito importante para Petrolina apresentar e avaliar suas políticas públicas desde 2009. “Nós sempre trabalhamos em busca de garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes em nosso município. Hoje, mostramos à população que a participação social é indispensável para garantir o bem estar infantil. O município optou por esta avaliação porque nosso prefeito, Julio Lossio, compreendeu que é importante investir para torná-las pessoas com boas expectativas no futuro”, ressaltou.

A mediadora do UNICEF, Marina Mendes, destacou que Petrolina está sendo avaliada porque se comprometeu em fazer mudanças em busca de melhorias em diversos setores. “O município optou por ser avaliado, e Petrolina vem trabalhando sob orientação do Unicef e agora vai apresentar estes resultados. Esse momento é muito importante, não apenas pelo selo, mas pelas mudanças contínuas nas áreas de educação, saúde, cultura entre outras. A busca é pelo desenvolvimento e defesa da criança e do adolescente, esse é o ganho maior do selo”, assegurou.

O relator do Unicef de Petrolina, José Nilton, acredita que a cidade será contemplada com o selo neste ano. “Petrolina perdeu o selo Unicef na outra gestão porque não atingiu as metas precisas. A nova gestão tem tentado reconquistar este selo. O município e as secretarias tem se desempenhado em cumprir o papel de transformação social e a gente tem acompanhado de perto esse trabalho. Petrolina tem tem feito o que o Unicef propõe e tem grande chance de reconquistar este selo”, salientou. Ainda para o relator, os programas na área de educação estão de acordo com o exigido pelo Unicef. “O programa Nova Semente é uma coisa boa para as crianças de Petrolina. A Unicef leva muito em consideração essas iniciativas”, enalteceu.

O prefeito Julio Lossio frisou seu compromisso com as crianças e adolescentes de Petrolina. “O que me interessa não é a premiação e sim saber que estamos avançando. Este selo nos permite caminhar com orientação em acabar com a fome, com a sede e com a mortalidade infantil. Depois de três anos, sabemos que aumentamos o número de alfabetização entre crianças de até 5 anos de 40 para 75%, e este número ainda vai aumentar. Até o final do ano, serão 6 mil crianças sendo alfabetizadas através do programa Nova Semente. Nos próximos 4 anos este numero vai triplicar”, afirmou.

Outros esclarecimentos:

O Selo Unicef representa o reconhecimento nacional e internacional como referência em projetos municipais que valorizam o desenvolvimento da infância e adolescência. A avaliação final com o resultado sobre a premiação para Petrolina, segundo Marina Gomes, deve sair no final de outubro.

Texto: Gabriela Canário
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
15/06/2012

Anúncios

Nenhuma resposta to “Petrolina tem grandes chances de reconquistar selo Unicef neste ano”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: